Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Parto de Cócoras.

Esta semana eu e outras gestantes do Grupo de Gestantes que freqüento fomos conhecer a Maternidade e as acomodações do HU (Hospital Universitário da UFSC)... é uma espécie de “aula” para as gestantes e seus “acompanhantes”. Na visita é falado das fases da gestação, amamentação, parto, e tbm há esclarecimento de dúvidas com as enfermeiras, fonoaudiólogas, psicólogas... e  finaliza com a visita as salas de parto, sala de higiene dos bebês e quartos do hospital. O método principal usado lá é o de CÓCORAS e a visita com certeza me deixou bem mais tranqüila... Recomendo!!! Esta visita pode ser feita sempre na 1º terça-feira de cada mês, inicia ás 14:30 e não precisa de agendamento prévio.
Em breve vou postar fotos da nossa visita... fui cobaia do grupo para demonstrar as posições.
A cadeira q eu experimentei no HU é igual a esta abaixo.

O parto de cócoras é realizado assim como o parto normal, mudando somente a posição da gestante. Ele possui diversas vantagens como maior rapidez já que a força da gravidade auxilia na saída do bebê e o próprio agachamento permite um alargamento do canal vaginal em cerca de 30% em razão da separação natural dos ossos da pelve e relaxamento dos músculos que ali se encontram. Dessa forma a dor também é menor, assim como a compressão de diversos vasos sanguíneos. A recuperação imediata da mãe e a possibilidade da participação do companheiro em todo o processo são outros pontos favoráveis à técnica.

A posição de cócoras é vantajosa durante o período expulsivo que dura de alguns minutos a uma hora na maioria dos casos. Durante todo o trabalho de parto a mulher deve ficar em poses variadas... sentada, ajoelhada, andando, etc.


O parto é mais rápido, pois é auxiliado pela gravidade;
A oxigenação do bebê é melhor pois não ocorre a compressão da veia cava pelo peso do útero;
A necessidade de episiorrafia é menor;
A mulher se sente mais no controle da situação;
O companheiro tem uma participação mais ativa ao prover o suporte da posição;


O parto de cócoras só pode ser feito por mulheres que tiveram gestação saudável e em situações nas quais o bebê esteja posicionado de cabeça para baixo.
Com relação à preparação, não há necessidade de ser uma atleta ou uma índia para parir de cócoras. O hábito de se agachar durante a gestação ou mesmo ficar alguns minutos de cócoras diariamente, por exemplo na hora da TV, já é o suficiente. Mas mesmo uma mulher sem essa preparação, que não costuma ficar acocorada, pode perfeitamente ficar alguns minutos nessa posição durante as contrações do período expulsivo.
Pensando nisso foi criada uma cadeira para parto de cócoras, onde a mulher fica em uma altura suficiente para que o obstetra fique com um bom campo visual. (Eu experimentei a cadeira lá no HU)


Abaixo um vídeo de parto de cócoras q busquei no youtube, vcs poderão ver no final do vídeo q o acompanhante estava o tempo todo junto a ela auxiliando no momento do parto.

3 comentários:

  1. eu tive meu bebe de cócoras e achei ótimo...

    ResponderExcluir
  2. Estou de 22semanas e estou pensando em fazer esse parto de cocoras,estou lendo bastante sobre isso,se eu decidir ter mesmo meu bebê nesse parto eu vou ter no hospital HU,tem que ligar pra agendar visita?qualquer pessoa pode visitar?

    ResponderExcluir
  3. Tuane, você pode ligar lá para o HU e se informar sobre isso, quando eu estava grávida as visitas aconteciam 1x ao mês, para gestantes e acompanhantes.

    ResponderExcluir

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.