Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Preparando-se para o parto...


Tá chegando a hora... ansiedade, curiosidade, medo... nem sei quantos sentimentos juntos. Fico aqui esperando o tempo passar e pesquisando, lendo, me informando... afinal, tudo é novo... e mal começou (kkk). Então fui me informar sobre o parto, no momento é oq não sai da minha cabeça!!!

É mesmo necessário fazer a tricotomia (corte dos pelos pubianos) ?
Muitos especialistas defendem que os pelos pubianos garantem maior proteção e a retirada deles pode até dificultar a cicatrização no caso de infecções. Mas muitas maternidades ainda fazem este procedimento. Lembrando q na cesárea é feito na região do corte.
* na visita q fiz a maternidade nos deram a orientação de irmos sem depilação “recente”, com lâmina mesmo sem vermos podem haver cortes na pele e com cera os poros ainda estão abertos.

A episiotomia (corte cirúrgico no períneo) é obrigatória?
Existe uma grande controvérsia sobre a necessidade do corte para facilitar a saída do bebê. Alguns profissionais acreditam que o parto só pode ser considerado normal/natural pra valer se não houver episiotomia nem anestesia.
O fato é que dependendo do caso a saída do bebê pode causar lacerações na mãe e a episiotomia tem a vantagem de ser uma lesão controlada, que não causará danos em nervos e que será capaz de abreviar o parto em algumas circunstâncias – o que é muito positivo para a musculatura da região.
* me foi dito no HU q a episiotomia ou episiorrafia, de acordo com o Ministério da Saúde, tem sido feita só em casos d muita necessidade por motivo de prevenção de infecções.


E a lavagem intestinal?
Alguns médicos consideram o procedimento necessário porque no parto normal o bebê aperta o reto e se houver grande quantidade de fezes elas serão expelidas no momento da expulsão do bebê, podendo contaminá-lo e ainda infectar o corte da episiotomia.
No entanto, outros obstetras defensores do parto natural acham que a lavagem é absolutamente desnecessária e alegam que a própria Organização Mundial da Saúde cita essa rotina como um dos fatores capazes de atrapalhar o trabalho de parto.
* na maternidade q visitei (HU) este procedimento não é utilizado.

Quando se recomenda fazer uma indução do parto?
A mais comum é quando a data provável do nascimento ultrapassou os 15 dias de tolerância. Mas ela só poderá ser iniciada se o colo estiver favorável.
A indução também pode ser feita para abreviar a gestação em função de possíveis riscos à mãe e ao bebê, incluindo doenças como a hipertensão e o diabete.
Seja qual for o motivo, para induzir ao parto o médico lança mão de drogas capazes de provocar contrações do útero e a dilatação do colo. E elas não são livres de riscos: a intensidade e a frequência das contrações podem ser maior do que o necessário, causando hemorragias e sofrimento fetal. Quando isso acontece, a única saída é realizar uma cesárea de emergência.

Quais os sinais do trabalho de parto?
São muitos e variam de mulher para mulher. Podem começar com dores na região lombar que se irradiam para o abdômen, deixando a barriga dura mais ou menos a cada meia hora – são as famosas contrações. Calma, o surgimento delas não significa que chegou a hora. É preciso que a mulher sinta duas contrações de 40 segundos a um minuto e meio no período de dez minutos para se ter a certeza de que o parto está mesmo para acontecer. Em outras mulheres o trabalho de parto se anuncia com um discreto sangramento genital ou ainda com a ruptura da bolsa, derramando todo o líquido em seu interior.
Outro sinal importante é a dilatação do colo uterino acima de 2 centímetros, mas isso só o médico pode observar.
* o ideal é vc fazer um atabelinha anotando os horários e tempo d duração para manter um controle

O que fazer se a bolsa romper?
Não é preciso sair voando nem se desesperar se o líquido for claro. O bebê não vai escorregar. Mas se o fluido estiver escuro corra para o hospital. A coloração escurecida indica a presença de mecônio, como os médicos chamam as primeiras fezes do bebê – e se ele defecou na barriga é sinal de que está sofrendo.

Como diferenciar uma contração verdadeira de uma falsa?
As contrações que sinalizam o início do trabalho de parto se repetem com frequência geralmente sincrônica, regular – por exemplo a cada 30 minutos, a cada dez, a cada cinco... Além disso, na medida em que o tempo passa o intervalo entre elas sempre diminui e elas vão se tornando mais intensas e doloridas. As dores começam no fundo do útero e se espalham sempre para baixo, no sentido da barriga, região lombar e pelve. Já as falsas contrações podem ser doloridas mas não têm regularidade nos intervalos. Não ficam necessariamente mais fortes na medida em que o tempo passa e sua dor se espalha em qualquer direção, em vez de seguir a rota da barriga para a região lombar e da região lombar para a pelve.

A Lua influencia o trabalho de parto?
Esse fenômeno não tem nenhuma comprovação científica mas especula-se que haja uma explicação física por trás dessa antiga crendice. Assim como está comprovado que a lua cheia tem influência sobre o deslocamento de águas elevando as marés, pode-se imaginar que ela atuaria sobre o líquido amniótico, e o bebê seria empurrado com maior intensidade sobre o colo do útero estimulando o início do trabalho de parto.

Quais os benefícios de um parto normal para a mulher?
A grande vantagem é que não se trata de uma cirurgia com vários cortes e suturas, portanto o risco de infecção e hemorragia é menor. Pelo mesmo motivo a recuperação no pós-parto é melhor e mais rápida. O parto normal também favorece a amamentação porque dispara uma enxurrada hormonal avisando o organismo que é hora de começar a produzir leite. Isso sem contar que a relação entre mãe e filho tende a se estabelecer mais cedo já que a mulher participa ativamente do nascimento.

E para o bebê?
Estudos mostram que a criança respira melhor se ela nasce via vaginal, isso porque ao passar pelo canal de parto o pequeno tórax sofre uma compressão que ajuda a expulsar o líquido de dentro dos pulmões e isso facilita suas primeiras respirações fora do útero, diminuindo o risco de infecções. Por esse motivo o risco de o bebê nascer com o chamado desconforto respiratório é maior nas cesáreas.

Quais as vantagens do parto de cócoras?
Vários estudos mostram que o parto de cócoras é mais rápido e mais cômodo graças à ajuda da gravidade. A postura alarga a pélvis, aumentando o diâmetro para a saída do bebê, o que diminui a necessidade de episiotomia. Além disso garante melhor oxigenação à criança, pois o peso do útero não comprime a veia cava da mãe responsável por transportar o oxigênio.


Qual a diferença entre o parto normal e o parto natural?
O parto natural é basicamente um parto normal só que sem nenhuma intervenção, como anestesia, episiotomia e mesmo indução. O médico ou a parteira apenas acompanha e monitora a mãe e o bebê no hospital ou em casa. A mulher é a agente de todo o processo.

Quais as grandes contra - indicações para um parto normal?
Quando há desproporção entre o diâmetros da cabeça do bebê e o da bacia da mãe, se a mulher sofre de cardiopatias graves ou se há sofrimento fetal e materno agudos. Em outros casos, a contra - indicação é relativa e aqui estamos falando nas doenças capazes de levar à baixa oxigenação do bebê durante o parto, como hipertensão arterial materna e pré -eclâmpsia grave.

Quais as possíveis complicações de uma cesárea? Como preveni-las?
Basicamente são as mesmas do parto normal, somados alguns outros riscos por se tratar de um procedimento cirúrgico. Entre eles, lesões de órgãos como a bexiga e os ureteres e até mesmo a laceração da incisão uterina. Tudo isso é evitado quando a operação é realizada por um bom médico e com o uso profilático de antibióticos, que entram em cena para barrar eventuais infecções.


Por que alguns médicos esperam até a 42ª semana e outros não?
A gestação compreende 40 semanas. Ao passar desse prazo chegando perto das 42, ela já está se prolongando demais. No final da gravidez, a placenta envelhece e deixa de cumprir bem sua função de levar nutrientes e oxigênio ao bebê. Daí que, nessa fase final, a necessidade de controlar as condições da mãe e do filho é muito maior.

Por que a barriga parece ficar mais flácida após a cesárea e demora mais para voltar ao normal?
A barriga pode ficar flácida em ambos os tipos de parto, ou não. Isso depende muito mais de como a mãe se preparou durante a gravidez para fortalecer a musculatura abdominal.

Por que há um sangramento que parece menstruação depois do parto?
Você vai ter a sensação de que ficará menstruada para sempre, mas é mesmo assim – pelo menos nas primeiras duas ou três semanas, o útero sangra. Na verdade é a área onde a placenta estava colada que despeja o sangue e pedaços de tecido até se cicatrizar. São os chamados lóquios. No começo eles são bem vermelhos, depois se tornam mais claros e, por fim amarelados. Desaparecem lá pela sexta semana. Não há nada de errado nesse tempo longo. Só não podem ter cheiro forte ou ruim.

E ter relações sexuais?
Poucos casais seguem a recomendação à risca, mas o ideal seria esperar 40 dias, quando tudo já estiver cicatrizado. As primeiras relações devem ser mais cuidadosas, pois a vagina tende a ficar menos lubrificada.

P.S. ... A VIDA COMO ELA É !!!
Tricotomia: como meu parto foi cesárea foi feita uma pequena depilação na parte em que seria feita a incisão.
Indução do parto: no meu caso tiveram que me medicar com a famosa e temida Oxitocina, uma medicação o trabalho de parto, confesso que as dores das contrações que até então eram suportáveis, após o uso dela ficaram terríveis. Oque me foi explicado é que o aumento da dor se justifica pelo aumento da força de contração do útero que é estimulado por ela.
Sinais de trabalho de parto: no dia em que a minha bolsa rompeu eu já acordei sentindo uma "colicazinha" (contrações) que foi aumentando com o passar do dia... e começaram a ficar bem fortes. Neste dia eu tinha consulta e lá minha médica falou "não passa de amanhã". Fui para casa e eu e minha mãe corremos para agilizar oq faltava e deixar tudo em ordem... a esta altura as contrações já estavam bombando... eis que fui pro banho e minha bolsa estourou.
Oque fazer quando a bolsa romper: seguindo o comentário acima, acabei meu banho, liguei para a amiga que me levaria para a maternidade, acabei de me arrumar... e quando ela chegou eu estava pintando as unhas (rsrsrs). Muito engraçado, todos em pânico e eu super tranquila. Liguei pro meu marido, fomos pegá-lo no trabalho e seguimos para a maternidade, lá enquanto era feita a minha internação ele fumou uns 3 cigarros no pátio... detalhe, ele não fuma (rsrrs).
Barriga flácida: gurias aí entra o benefício da cinta pós-parto e é claro dos exercícios físicos durante a gestação. Não posso ser hipócrita de dizer que minha barriga continua  a mesma, mas confesso que para uma Balzaca com filha de dois anos eu estou bem em dia (rsrsrs).
Sangramento pós parto: realmente é um horror e eu achei q ia durar a vida toda, mas graças a Deus acabou antes de 1 mês. Não se assustem, principalmente nos primeiros dois dias é muito e com alguns coágulos.
Sexo: não cumpri a quarentena a risca como manda o figurino, mas já estava beirando os 30 dias. Optei por me comportar e não ter problemas de saúde, ou sentir qualquer incômodo... sem falar que nos primeiros dias vcs estarão exaustas.

Meu parto...

A Valentina nasceu com quase 41 semanas... depois de mais de um dia em trabalho de parto, 26 horas, eu não estava tendo dilatações suficiente (é necessário de 8 a 10 dedos de dilatação para q seja realizado o parto normal/natural) e então tive que ir para a sala de cirurgia, com anestesia raquidiana (http://www.infoescola.com/medicina/raquianestesia/) foi feita a cesárea.


Minha recuperação foi ótima, segundo a médica que estava cuidando de mim no pós- parto o mérito dá-se as prática de pilates 2x por semana durante a gestação, tive alta hospitalar com 1 dia de antecedêcia.

O Fabian ficou comigo em todo tempo que eu estive em preparo pré-parto... por motivos “de stress” um pouco antes do parto foi substituído pela minha mãe, que na hora do parto fotografou tudo e acompanhou a Valentina em todos os momentos, inclusive no primeiro banho. O hospital somente não autoriza filmagens, mas pode-se até levar um cd com músicas que você gostaria de ouvir durante o parto.
Também achei superlegal o quanto o hospital estimula o aleitamento materno, no momento em que eu sai da sala de parto já colocaram a Valentina em meu peito para mamar.
 
Fontes:
http://bebe.abril.com.br/principal.php
http://brasil.babycenter.com/
http://www.portalbebe.com.br/

4 comentários:

  1. Já tem mais de 30 ANOS que já se sabe que EPISIOTOMIA NÃO protege o períneo. Muitas mulheres não tem NENHUM laceração durante o parto, e algumas tem laceração em grau bem inferior à lesão da episiotomia que musculatura. Episiotomia deve ser EVITADA. É uma intervenção que só deve ser usada em caso de REAL necessidade. Como todo procedimento cirugico, a realização da episiotomia precisa de autorização para ser realizada e sua INDICAÇÃO precisa ser registrada no PRONTUÁRIO (o que na maioria das vezes não acontece, pq não tem indicação NENHUMA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Damaris, a episiotomia tem sido cada vez mais evitada e é contra-indicada principalmente pelo perigo infecções.

      Excluir
  2. Uma gestação NORMAL pode ir, segundo quaquer livro de medicina, até 42 semanas. Apenas depois disso, é considerada uma gravidez "pós-termo". Se a mãe e o bebê estiverem bem (sendo acompanhado de perto), pode-se esperar mais do que as 42 semanas.

    ResponderExcluir
  3. Minha gestação chegou quase nas 41 semanas.

    ResponderExcluir

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.