Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Etiqueta para/nas VISITAS (Esta é para vocês divulgarem em benefício próprio)


Gurias uma vez vi a “Diva” Constanza Pacolato (que eu acho chiquetérrima) dizendo que devia ser proibido uma mulher que recém ganhou bebê receber visitas antes de 15 dias. Concordo plenamente!
Vamos combinar né gurias... agente tá cansada, ansiosa, apreensiva, com sono, com dor, inchada... e aí é aquele entra e sai de gente, cada um fala uma coisa, alguns acham que você tem que recebê-los com poupa e circunstância como se os tivesse convidado para um chá das cinco, outros vão te ver e resolvem fazer um querb... quando o que você quer é apenas alguém que te auxilie, acalme, oriente... PAZ e TRANQUILIDADE.

Tô errada? Só eu penso assim? Creio que não.
Claro, é bem verdade que você quer mostrar seu bebê toda orgulhosa as pessoas queridas e próximas, mas vamos combinar que tem muita gente que é sem noção.

Deixo claro que quando falo em VISITAS não estou falando daquelas pessoas que amamos e temos liberdade o suficiente, que queremos sempre ao nosso lado e que se for preciso podemos pedir um help ou dar um se mancol sem a mínima cerimônia. 
Pesquisei algumas regrinhas de etiqueta sobre recém-nascidos e pós-parto:

·         A mamãe tem todo o direito de decidir se quer ou não receber visitas na maternidade.

·         Os papais (ou alguém com que vcs escolherem) podem comunicar aos amigos e familiares o horário de visitas e a partir de quando gostariam de receber visitas.

·         Não vá a maternidade se você não foi convidada, para algumas mães receber visitas na maternidade não é algo muito agradável, e principalmente... não leve seu marido/namorado a menos que tenham muita intimidade, a mamãe pode se sentir constrangida em algum momento.

·         Visitas no dia do parto só se você for MUITO INTIMO da pessoa.

·         Lembre-se que quem manda é a mãe do bebê, não queira fazer as coisas a sua maneira ou fique dando pitacos o tempo todo.

·         NUNCA vá a casa de um recém nascido se você estiver com qualquer tipo de doença.

·         Espere que a mamãe ofereça a você pegar o bebê, e nunca esqueça de lavar as mãos antes de pegá-lo.

·         Evite beijar o bebê.

·         Seja breve na sua visita, e sempre ligue antes de ir... não chegue sem avisar.

·         Quando for hora do bebê mamar deixe a mãe e o bebê a sós, algumas mamães podem ficar constrangidas e/ou nervosas com a presença de outras pessoas.

·         Pergunte a mamãe se você pode levar seu filho... caso a criança seja muito “agitada”, o ideal seria deixá-la em casa e apresentá-la ao bebê em um outro momento.

·         Evite usar perfumes fortes quando for visitar o bebê e a mamãe... o bebê pode ser alérgico, sentir-se irritado com o perfume, e a mamãe também pode ficar enjoada no pós parto.

·         Pegue apenas uma lembrancinha, a não ser que a mamãe ofereça para você levar mais alguma.

·         Fale baixo.

·         Deixe o celular em tom baixo.

·         Se você fuma, evite de fazer antes de ir visitar o bebê.

·         Ofereça-se para fazer algo, pergunte se precisa de alguma ajuda... as vezes é tudo que a mamãe quer ouvir e precisa nesta hora.

·         Não espere que uma parturiente atenda ao celular ou responda suas mensagens com  brevidade, no momento ela tem outras prioridades.

·         Lembre-se que alguns hospitais não permitem flores nos quartos.

·         Evite fotos com flash, podem irritar os olhinhos do bebê.

·         Tenha noção de horário, os pais e o bebê também precisam descansar.

·         Se o bebê estiver dormindo não espere ele acordar, pode ser o único momento que a mamãe terá para descansar.
 
·         Quando você for fazer uma visita você pode levar como presente/gentileza um bolinho, uns biscoitos... algo que possam "beliscar" durante a sua visita com um chá que você mesma deve preparar. Não espere que a mamãe vá servir algo a você durante a visita.

·         POR FAVOR, NAS PRIMEIRAS SEMANAS EM CASA SE VOCÊ NÃO FOR AJUDAR NEM APAREÇA... parece rude mas é a realidade!

 
Depois aguardo comentários de vocês sobre a vida real, com histórias e dicas.

Vocês não imaginam como me diverti fazendo esta pesquisa e a cada tópico lembrava de alguma história que eu “poderia” contar... nossa, hilário! E não pensem que foram só situações que aconteceram comigo, foram coisas que eu já fiz muito também.

Espero que este post ajude tanto as próximas gestantes quanto “ilumine” os seus fututros visitantes.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.