Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

segunda-feira, 6 de junho de 2011

7º Mês... contagem regressiva!!!


No sétimo mês de gravidez o feto pode abrir e fechar os olhos, nesta fase o bebê passa a maior parte do tempo acordado. Chupa o dedo, faz exercícios chutando e se estirando. Os movimentos fetais são cada vez mais intensos. O feto responde à luz e ao som. Distingui entre o gosto doce e o amargo. Ele sente e reage e responde a certos estímulos com o choro.  Se nascesse agora o feto teria uma boa probabilidade de sobreviver. Ele agora mede em torno de 40 cm e pesa +/- 1200 g. À medida que ele cresce, vai ocupando cada vez mais espaço no útero, que começa a ficar uma casa um pouco estreita para ele. Nesta fase seu bebê já está bem formado, o sistema nervoso está se aperfeiçoando cada vez mais, e o cérebro está tendo um desenvolvimento acelerado. Ao final do sétimo mês, seus pulmões começam a se desenvolver. Nessa fase, seu corpo cresce mais que a cabeça, tornando corpo e membros proporcionais. Ele se apresenta rosado, em virtude da formação dos capilares sanguíneos; com a pele bem fina, e começa a engordar. As mãos já estão bem formadas, e podem abrir e fechar. Como as narinas já se apresentam abertas, e os pulmões se desenvolvem significantemente o bebê é capaz de respirar pelo nariz, caso nasça prematuramente. No caso dos meninos, é nesse período em que os testículos costumam descer.


A futura mamãe, se os seus pés e tornozelos incharem quando estiver de pé, deite-se com os pés elevados. Se o inchaço durar mais de 24 horas, ou se seu rosto e mãos incharem de repente, e se você tiver aumento da pressão arterial procure o seu médico imediatamente. Este inchaço se dá por causa da retenção líquida que se verifica nos últimos meses da gravidez. Essa sensação de inchaço aparece normalmente no final do dia, ou quando faz calor, ou ainda se a gestante ficou muito tempo em uma mesma posição (sentada ou em pé) Para aliviar esta sensação, você deve lembrar de apoiar os pés sobre um banquinho quando estiver sentada, alternar períodos em pé e sentada, usar sapatos confortáveis e evitar usar meias com elásticos que possam bloquear a circulação (dê preferência às meias elásticas para gestantes), e principalmente, beba muitos líquidos.
Podem aparecer estrias no abdômen e nos peitos à medida que estes vão crescendo.
Ao final desse mês, em algumas gestantes surge uma linha negra, que vai do umbigo até os pelos pubianos. Ela tende a desaparecer em até um ano depois do parto. Calor excessivo e transpiração, esta sensação de calor que a gestante pode sentir principalmente nos últimos meses da gravidez é provocada pelo aumento do nível hormonal, e faz com que a gestante tenha uma maior transpiração, principalmente à noite. Podem acontecer situações até engraçadas de você sentir um calor absurdo, em pleno inverno, enquanto todos estão trincando os dentes de frio. O que você pode fazer para reduzir esse incomodo é tomar vários banhos ao dia, vestir-se em camadas, assim você poderá ir tirando as peças à medida que o calor for aumentando. E como você tem uma maior perda de líquidos por causa da transpiração, é importante repor bebendo muita água.
Você pode sentir falsas contrações de parto, isso é normal, mas chame o médico se superarem mais de 5 contrações em uma hora e se vierem acompanhadas de dor.
À medida que seu abdômen aumenta você pode perder o sentido de equilíbrio, devido a isso é muito mais fácil cair... Tenha muito cuidado!!!
A futura mamãe, ela pode apresentar dores nas costas, falta de ar, sensibilidade e/ou secura nos olhos, alergias, e problemas gastrointestinais em virtude da compressão do útero sobre o intestino e o afrouxamento da musculatura desta estrutura. Ela também pode ter câimbras, provocadas geralmente pela carência de ferro.
Corrimentos vaginais são comuns, assim como incontinência urinária. Isso aumenta as chances de infecções, que têm prurido e aumento do número de micções como sintomas clássicos.
Como os hormônios da gravidez podem dificultar a produção e utilização de insulina, existe o risco de a gestante adquirir um quadro de diabetes. Assim, nesse período, é prudente que a gestante faça um teste de glicemia, a fim de checar os níveis de glicose no sangue.
Na 28ª semana, caso a gestante seja Rh negativo, é importante que ela receba uma injeção de imunoglobulina Rh, a fim de prevenir a Eritroblastose Fetal nesta e em futuras gestações, caso se trate de bebê Rh positivo.
A eritroblastose fetal, também chamada de doença hemolítica perinatal é resultante da incompatibilidade sangüínea entre mãe e feto. A doença ocorre quando o organismo materno, através do seu sistema imunológico, produz anticorpos específicos contra os glóbulos vermelhos do sangue do feto. Esses glóbulos (hemácias) acabam sendo destruídos e por isso o feto pode ficar anêmico. A incompatibilidade mais freqüente é relacionada ao fator Rh

Quando a mãe é Rh negativa, ela tem o organismo sensibilizado para produzir anticorpos contra o fator Rh-positivo no feto. A sensibilização materna com produção de anticorpos anti-Rh é feita logo que ela entra em contato com sangue Rh-positivo. Este contato pode acontecer por transfusões sangüíneas incompatíveis feitas antes da gravidez, gestações anteriores de fetos Rh-positivos e, mais raramente, durante a primeira gravidez de um feto Rh-positivo.

 
Sensações físicas que também podem surgir,
  *Sensação de dormência na parte baixa do ventre;
  *Aumento da umidade vaginal; (é causada pq seu corpo esta se preparando para a expulsão do bebê pelo canal vaginal)
  *Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
  *Prisão de ventre;
  *Azia e dificuldade de digestão; (pq o bebê esta grande e comprimindo seu estômago)
  *Câimbras nas pernas; 

  *Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
  *Surgimento de algumas veias (varizes e/ou hemorróidas);
  *Dores nas costas; (seu quadril esta abrindo para a passagem do bebê)
  *Falta de ar e dificuldades para respirar; (o bebê esta apertando seu diafragma)
  *Insônia;
  *Sensação de coceira no abdômen.
  *Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto;
  *Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo;
  *Sonhos e fantasias sobre o bebê;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.