Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sua casa não é mais a mesma... SEGURANÇA DO BEBÊ!


Sabem aquele ditado que diz “filho criado, trabalho dobrado”? É bem isso... e  vamos sentindo na pele conforme nossos babys  vão crescendo. A sua casa que antes era linda, toda arrumadinha, cheia de souvenirs agora é praticamente um campo minado, ou quem sabe até um Oasis no deserto... depende do ponto de visto, se é o seu ou o do Bebê.
Minha casa era cheia de badulaques... quadros de vidro, vasos com conchinhas, milhares de CDs e DVDs, abajures... sem contar a escada, a sacada, as tomadas. E de repente, eu que antes dizia que tínhamos que ensinar a não mexer e não tirar as coisas do lugar, me vi levantando tudo, escondendo tudo. Ou você se adapta ou vai ficar louquinha com o “não pega, não põem na boca, não coloca a mão aí”.
Valentina (C) com os primos Miguel (E) e Júlia (D). Atenção para o móvel da sala vazio(rsrsrs)

 Acidentes acontecem, num piscar de olhos, por mais cuidados que tenhamos... por isso devemos estar sempre atentos e prevenir os imprevistos.
Quando são bem bebêzinhos o máximo de perigo que correm SOZINHOS é rolar... rolar da cama, do sofá, do trocador...e este último é perigosíssimo. Jamais deixe seu bebê sozinho sobre ele para pegar algo que esqueceu ou coisa assim, mantenha sempre uma das mãos no bebê e deixe todos os objetos ao seu alcance, mas não ao alcance dele.
Não demora  muito e eles descobrem a boquinha... primeiro serão as mãos na boca, e em seguida tudo mais que seus pequenos braços conseguirem alcançar. Muito cuidado com as coisas que você deixa próximo do seu bebê... e outro detalhe muito importante, nunca o subestime, você já ouviu falar em força de vontade e determinação?! (rsrsrs)
Com o tempo eles começam a engatinhar (por volta dos 8 meses) e aí já viu... tudo que está no chão vai na boca, neste período o aspirador de pó será um de seus melhores amigos, principalmente se você tem cachorro ou algum pet peludo. Junto com o engatinhar vem as tomadas, os degraus, e os armários... ah os armários, tão amados por eles, principalmente a parte dos potes e panelas. Muito os usei como trunfo para conseguir arrumar a cozinha e as roupas na área de serviço, pra cozinhar também é uma boa opção, desde que não fiquem próximos do fogão.

Evite toalhas de mesa, seu filho pode puxá-las,  e nunca deixe seu bebê sozinho na cadeira de papá.
Coloque sempre a lata de lixo em lugar inacessível ao bebê.
Facas, objetos cortantes, pesados, que quebram... itens que ofereçam perigo devem sempre ficar fora do alcance.
Portões de segurança, os impedem de chegar ao locais indesejados. Devemos ter cuidado especial com a cozinha, lá existem um número sem fim de objetos que podem oferecer risco ao seu bebê. Sempre cozinhe com os cabos das panelas virados para dentro e dê preferência em usar as bocas do fundo do fogão, evite de deixar o bebê entrar na cozinha enquanto você cozinha e principalmente enquanto usa o forno. Na minha casa tínhamos na escada, um em cima e um embaixo, um na porta da cozinha e um na saída da área de serviço para o pátio.
E por falar em área de serviço... aqui vai uma atenção especial, os produtos de limpeza são altamente tóxicos e podem intoxicar e até matar seu bebê, nunca os deixe ao alcance.
Outro hábito que deve ser abolido são os baldes com água e roupas de molho deixados no chão. Guarde-os sempre dentro do tanque ou em local que o seu bebê não consiga alcançar... um bebê pode se afogar em apenas 3 dedos de água (profundidade). Estes cuidados se aplicam também aos banheiros... tire do alcance perfumes e produtos de higiene e beleza, e proteja o vaso sanitário... nem preciso falar das banheiras né?!
Um perigo em potencial são os bancos e cadeiras com rodas, o bebê pode tentar se apoiar neles e escorregar.
Assim que eles começam a caminhar já viu né... aí vira um corre corre. Temos que cuidar tudo e todos, por que aí ninguém os segura mais.
Atenção também as roupas, cuidado com botões soltos, joaninhas, cordões, miçangas... dê uma avaliada geral e veja se a roupa apresenta algum risco ao bebê.
Evite objetos muito grandes (podem sufocar),  e muito pequenos (podem ser engolidos) dentro do berço do bebê. Deixe sempre o berço com o estrado o mais baixo possível para evitar quedas.
Um item que eu usei demais e que talvez seja o que mais capacidade tem de oferecer segurança a um bebê é o chiqueirinho. Ali a criança estará totalmente segura, desde que você monitore tudo que esta lá dentro é claro, e ao redor também. Com a Valentina no chiqueirinho eu conseguia estender as roupas no varal, buscar algo no outro piso da casa, ir ao banheiro, fazer comida... dali eu sabia que ela não ia sair, rolar ou cair.

As telas de proteção são indispensáveis nas janelas, escadas e sacadas... permitirão que você consiga relaxar com seu bebê a solta e deixarão ele livre para curtir e passear pela casa, pegar um ar, ver o movimento. Na casa em que morávamos tinha uma sacada, a Valentina adorava, ficava lá pegando um vento nos cabelos e olhando a rua. Você só terá que cuidar com o tamanho dos brinquedos , eles podem ser arremessados pelos buracos da tela... e atenção para aquela máxima... “se tá muito quieto” (rsrsrs). Procure uma empresa qualificada para colocar suas redes e preste bem atenção aos cuidados e garantia.
 Sentadinha na varanda, vendo movimento e comendo seu chup chup depois que chegou da escola.
Avalie sempre os brinquedos,  observe se há peças que podem se soltar, pilhas, que não tenham cordões com mais de 30 cm... exclua riscos.
Os protetores de tomada são outro ítem que é indispensável, mas uma dica é comprarem aqueles com a “chavinha” para retirá-los, senão na hora de retirar a tampa da tomada é um saco.

  Protetores de canto são até hoje meus fiéis escudeiros, tem uma certa idade que você pensa que todos os móveis foram feitos sob medida para a cabeça dos eu filho... impressionante.

Protetores de porta são legais, evitam aperta os dedinhos e as batidas de portas, bem comuns depois que eles aprendem a correr e fugir.

Trava de gavetas/armários são legais, mas não indispensáveis, aí você tem que avaliar se elas apresentam risco ou se é só comodidade mesmo.












Já a trava de vaso sanitário acho um item bem importante. Na minha casa não usamos, porém eu era neurótica em relação a porta do banheiro estar sempre fechada.
Muito cuidado com as piscinas gente, pelo amor de Deus... para estar segura uma piscina tem que ter a sua volta uma cerca com no mínimo 1,20 m de altura e estar com o portão travado.
Este tipo de proteção é o que tem sido mais usado no momento, porém eu não confio... se chove a água se acumula no centro e já é o suficiente para um acidente.

Cadê a água??? Ali ó, só um pouquinho pra brincarem e se refrescarem...
Se você tem portas de vidro cole adesivos na altura dos olhos do bebê para que ele identifique o vidro.
Este adesivo é só um exemplo, você pode usar qualquer um... até figurinhas.
Quando ainda estava grávida ganhei um item que usei demais, muito muito... foi a babá eletrônica com monitor. Eu podia fazer minhas coisas tranquilamente, pois mesmo um pouco distante conseguia ver o que a bebê estava fazendo ou vigiar o soninho dela.
Quando vocês foram sair de casa alguns cuidados devem se multiplicar, na sua casa você conhece tudo e sabe onde estão os riscos, na rua não.
Ela é ótima, tem até visão noturna... assim vc não precisa deixar a luz acesa.
Quando estiver em supermercados e lojas use sempre o cinto de segurança dos carrinhos, e deixe o bebê o mais longe possível das prateleiras.
Em relação ao bebê conforto, e as cadeiras e assentos de carro já é causa ganha né!!! Não preciso ficar aqui justificando o uso, basta dizer que as mortes infantis em acidentes de carro foram reduzidas em 80% após a obrigatoriedade do uso e deu. A escolha deve ser feita da seguinte forma: BEBÊ CONFORTO (0 a 1 ano) para crianças de até 13 kg, POLTRONAS REVERSÍVEIS (1 a 4 anos)são indicadas para crianças até 16 kg, os ASSENTOS são indicados para crianças acima de 4 anos, uso obrigatório até os 7 anos, conforme a lei. Claro que você vai avaliar a postura e o tamanho do seu bebê e ver qual se encaixa na sua necessidade, e é a mais adequada para a segurança dele.

Muito cuidado ao deixar o bebê conforto sobre mesas ou cadeiras, após uma idade o bebê consegue fazer força e impulsioná-lo para a frente. Também não confie demais nas alças, a minha quebrou, mas eu estava segurando embaixo... graças a Deus!
Se você curte andar de bike com o seu bebê parabéns, é ótimo tanto pra você quanto pra ele... mas nunca esqueça dos itens de segurança do seu filho, tênis e capacete. Também avalie qual a cadeira mais recomendada para o tamanho dele.


Esta faixa que tem na frente do balança é para impedir que a criança escorregue, não é mera coincidência ela estar ali tá, sei bem oq estou falando, kkk.
 Uma coisa que eu não podia deixar de citar e que sou TOTALMENTE CONTRA são os ANDADORES. Eles não oferecem benefício algum a criança, pelo contrário, só oferecem perigo.

Após uma idade eles começam a se sentir seguros e se sentem auto- suficientes, não querem mais dar a mão e querem caminhar sozinhos... muitas pessoas são contra, mas eu optei e sendo um item de segurança a minha filha pouco me importa o que as pessoas acham e falam. Escolhi para ela uma mochila  de segurança bem bonitinha, valorizo a situação colocando coisas ali dentro e estimulando o uso, como celular, gloss, carteira... É óbvio que a mochila deve ser usada com educação e gentileza, maneira com que esperamos que todos tratem seus filhos né?!


Valentina passeando na Serra Gaúcha com a sua mochila/guia de segurança
E NUNCA SE ESQUEÇAM: O SEGURO MORREU DE VELHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.