Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bye bye fraldas !!! :)


Quando é hora de tirar a fralda ?

Valentina já esta com 2 anos e 3 meses, já avisa quando fez cocô e se mostra irritada com a fralda, por diversas vezes tenta arrancá-la ou foge na hora de colocá-la. Quando a deixo sem fraldas e ela não consegue avisar (avisa quando já fez) também fica muito chateada. É acho que chegou a hora de abandonar as fraldas !!!
Quem não pensa em não ter q ficar trocando fraldas? Sair com uma sacola cheia de coisas... fralda, lenço, trocador, pomada e roupas. Sem contar na grana né... e quanta grana.
Mas as dúvidas é que predominam ... está na idade certa, tem idade certa ? Como fazer ? Usar o penico ou não? Então resolvi estudar sobre e dividir com vocês minhas descobertas. Aqui vão...
Na verdade não existe um a idade certa, mas por volta dos dois anos a criança já atingiu o amadurecimento motor, neurológico e emocional para iniciar o uso do peniquinho. Estudos dizem que quanto mais tarde iniciado o treinamento mais rápido a adaptação.

Também não existe uma ordem para o que devemos ensinar primeiro, xixi ou cocô... observe seu filho e vá fazendo a adaptação conforme a necessidade dele... nunca force nada!

Devemos lembrar que a adaptação deve acontecer em todos os ambientes... escola, casa dos pais, dos avós... combine com eles a tática e pratique inclusive nos finais de semana. Não esquecendo que no caso dos meninos há uma segunda parte, ensinar a fazer xixi em pé... o ideal é estimulá-lo a imitar o pai e os coleguinhas, porém você tem que levar em conta a altura do seu filho e a do sanitário, provavelmente no inicio ele não alcançará.
 
Muitas pessoas preferem usar direto o redutor de acento para não haver a necessidade de uma nova adaptação penico/sanitário, mas isto é outra coisa que você deve observar e respeitar, muitos pequenos tem medo do vaso sanitário. A vantagem do redutor é a limpeza, e também a sensação causada de que já são adultos, mas por outro lado tem a insegurança de estar ali no “alto” sentados... e a nossa insegurança também, deixar seu bebê sozinho no banheiro pode ser perigoso.
 
Faça da hora do xixi/cocô um momento agradável... conte uma história, invente um jogo, uma música... tudo isso ajudará ele a relaxar neste momento.
 
Sempre elogie e valorize quando o seu bebê conseguir, se não der certo e ele se mostrar impaciente, coloque a fralda novamente e tente mais tarde... sempre mostrando muita compreensão e normalidade.
 
Fique atenta a sinais do seu filho... caretas, posições... algo que indique desejo de fazer xixi/cocô, ou que esteja fazendo.
Ofereça bastante frutas e cereais para evitar que as fezes do seu bebê fiquem duras e evacuar se torne desagradável.
Escapadas acontecerão, mas cuidado para não valorizar demais e o bebê começar a ver isso como uma maneira de chamar a atenção. Nunca xingue, além de afetar a autoestima pode causar constipação.
A tentativa noturna deve ser feita só depois que o bebê já estiver totalmente adaptado durante o dia, e o ideal também é observar se a fralda noturna esta amanhecendo seca... se sim, prefeito! Algumas mãe no começo da adaptação noturna acordam durante a noite para levar seus filhos até o banheiro. A falta de controle noturno é normal até aproximadamente os 5 anos.
Não deixe de usar o protetor de colchão, evite muitos líquidos após o jantar e sempre leve seu filho ao banheiro antes de dormir.

Existem fraldas de treinamento (pull ups) com aberturas laterais que a criança mesmo pode abrir ou abaixar simulando uma calcinha/cueca.

 
“O cocô é visto como um presente para a mãe. Para a criança, aquilo é um produto incrível feito por ela”, explica a psicóloga Evelyn Pryzant. Por isso, sua cabecinha fica confusa quando o tão esperado produto é tratado com nojo. “É completamente incoerente. Tratar como uma coisa ruim, dando valores negativos, como ‘feio’ e ‘sujo’, ensina a criança que ela não pode mostrar sua agressividade”, diz Evelyn.

Confesso que fiquei impressionada vendo a quantidade de opções de penicos que há. Veja alguns...
Divertido

"Quase" tradicional

Para meninos

Com papel higiênico acoplado

 Das princesas... por que elas também fazem cocô
 
Com alças para sentirem-se mais confiantes
Musical 
 Este aqui em cima é o que uso com a Valentina.
 

Para aqueles que ainda não se desvencilharam do hábito da fralda

Receitas de sucesso:
·         A da Christiana, mãe de Lorena, de 2 anos e 11 meses. "Com pouco menos de 2 anos, minha filha já pedia para trocar a fralda quando fazia cocô. Marquei os horários dos pedidos e a colocava no peniquinho um pouco antes. Três meses depois, ela já começou a avisar também quando tinha molhado a fralda e iniciamos o treino do xixi" , conta a mãe. Para evitar pressões, os pais inventaram uma brincadeira. Se a menina dissesse que tinha vontade de fazer xixi, começava uma divertida corrida, com mãe, pai ou quem estivesse por perto, para chegar primeiro ao banheiro. Deu certo e agora Christiana está esperando o momento de tirar a fralda da noite. "Tentei uma vez e não funcionou. Minha filha ainda toma uma mamadeira inteira de leite antes de dormir e tem muita sede à noite. Assim que eu conseguir diminuir a quantidade de líquido, experimentarei de novo" , diz ela.

·         A administradora de empresas Adriana, de 38 anos, mãe de Ricardo, de 7 anos, e de Lorena, de 4 anos, passou um ano colocando o despertador de madrugada para levar o filho ao banheiro. "Comecei quando o Ricardo tinha uns 3 anos, mas depois de alguns meses desisti. Retomei o processo aos 5 anos, quando ele próprio perguntava se tinha acordado sequinho, pois já queria dormir na casa dos amigos" , conta.

·         Pai de Felipe e Ana Célia, de 5 e 7 anos, o engenheiro Ricardo tomou para si a responsabilidade de desfraldar os filhos. “Quando percebi a ansiedade da minha mulher em acompanhar o ritmo dos coleguinhas, fui ao pediatra, me informei e fiz tudo no ritmo deles”, conta. Fátima, mulher de Ricardo, confessa que foi um alívio geral. “Fiquei mesmo muito ansiosa quando percebi que os amigos do Felipe já usavam cueca e ele ainda não tinha dado os sinais necessários para tirar a fralda”, afirma.
 

Este momento deve ser um momento de muita tranquilidade descontração, nem você nem sua família deve fazer qualquer tipo de pressão ou ameaça... brinque, dê risada, valorize, estimule, mostre a ele como você e o papai também fazem xixi/cocô sem mitos para que ele veja que isto é algo normal.

E não esqueça que quem decidirá a hora de abandonar as fraldas será ele e não você.

E lá se vai seu bebê  dando mais um passo rumo a independência!!! 

Depois posto detalhes de como foi minha transição com a Valentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.