Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Proibição PARCIAL dos andadores


E aí mamães, viram a reportagem falando sobre a lei de proibição de andadores?

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/12/justica-proibe-a-venda-de-andadores-de-bebe-em-todo-o-pais-4359129.html
"...Justiça gaúcha que proibiu a venda de andadores infantis em território nacional e segue em campanha pelo banimento moral do produto, ou seja, que a sociedade se convença de que o andador é prejudicial à criança e, assim, pare de consumí-lo..."

Na verdade é uma proibição parcial, afeta somente um modelo de andador... mas já é um "SE LIGA !!!" para as adeptas.
Eu particularmente sempre fui contra... acho que não estimula e oferece muitos riscos.
A Valentina "herdou" um de uma priminha mas logo eu o devolvi, no máximo ele foi usado algumas vezes como cadeirinha de papar. Em uma das vezes que usamos, coloquei ela no andador e quando ou os gritinhos ela havia escorregado pela lateral do assento e estava entalada, tadinha.. cômico se não fosse trágico.

A algum tempo atrás eu já havia visto este teste com os andadores no fantástico:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/08/inmetro-reprova-todas-marcas-testadas-de-andadores-infantis.html


A sociedade brasileira de pediatria é contra o uso de andadores, eles alegam que os andadores atrasam o desenvolvimento psicomotor, provocam quedas, lesões, promove uma independência desnecessária e pode levar a morte.
O próprio presidente da associação brasileira de produtos infantis (ABRAPUR) não conseguiu apresentar nenhum argumento favorável a produção deste produto.
Na Europa, embora a venda não seja proibida, há o impedimento moral, os pais já se conscientizaram e não compram mais os andadores. No Canadá a venda foi proibida, em países como EUA também querem sua proibição.
A maioria das crianças que passam por acidentes com o andador sofrem traumatismo craneano, alguns acidentes podem até levar a óbito.
O andador pode chegar a uma velocidade de 1 m/min , sendo que em caso de quedo a primeira parte do corpo a ser projetada ao chão é a cabeça.


Este é o link do Inmetro com o RELATÓRIO FINAL SOBRE ANÁLISE DE ANDADORES INFANTIS.
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/andadores_infantis.pdf

 
Os andadores modernos (como tem sido chamados) são estes em que os bebês não ficam presos ao andador, e em caso de queda não são automaticamente projetados de cabeça ao chão.
 


 

 


Então meninas... polêmico o assunto né ??? Sabemos que para muitas o andador é um aliado, um auxiliar naqueles momentos de correria... mas o principal e o que nunca podemos deixar de lado é a SEGURANÇA DOS NOSSOS BEBÊS!!!
 
Mais algumas reportagens entre trantas...
- http://acritica.uol.com.br/noticias/Andadores-bebes-proibidos-pais_0_1045695428.html
- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1217901-associacao-de-pediatras-faz-campanha-contra-andador-para-bebes.shtml

2 comentários:

  1. Olá sou de floripa e estou na minha primeira gestação. Qaul o grupo de gestantes que vc participou? agradeço a informação.
    marcielle.carneiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcielle, eu ia no Grupo de Gestantes do posto de saúde dos Ingleses, e tbm participei do encontro mensal do HU.

    ResponderExcluir

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.