Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Hora de dormir


Aiii gurias, socorro!!!

A Valentina esta me dando um baile toda noite antes de dormir... não quer dormir, e por ela ficaria a noite toda vendo desenhos ou brincando. Geralmente ela vai até perto da meia noite, quase sempre durmo antes dela e acordo para desligar a TV. Sei que isto é errado, mas o que fazer ?

 Já perguntei a profe se na escolinha ela dorme muito e ela me respondeu que a Valentina é a última a dormir e a primeira a acordar, que não dorme mais que 40 minutos. Fico com pena por que sei que ela adora dormir, puxou a mim, nos finais de semana eu e ela dormimos até o meio dia... só que durante a semana não pode ser assim, aí ela dorme tarde e cedo (ás 7:00) já esta acordando para ir para escolinha.

Estou a procura de dicas e até simpatias (rsrsrs) para fazer a pitoca dormir um pouquinho mais cedo.

Uma dica que achei e já vou aplicar hoje mesmo é a mudança na hora do banho, vou começar a dar o banho antes de ir para cama, na hora de irmos dormir. Eu chegava em casa, ficava um pouco com ela e antes da janta dava o banho. Vou mudar e ver se o banho ajuda a relaxá-la.

Li muito nas indicações que as crianças devem dormir por volta das 20/21 horas... mas como? Chego em casa perto das 19 horas, depois de ficar o dia todo fora e longe da Valentina...  nem eu quero que ela vá dormir tão cedo.

Bem... o que eu vim buscar são maneiras de fazê-la relaxar e tornar nosso momento pré-sono mais tranquilo, abaixo algumas dicas que encontrei:

Quando a Valentina era bebê eu usei a colônia desta linha da Johnson`s, acho que vou recorrer a ela novamente.
 
Deixe um espaço grande entre a hora da soneca e a hora de ir para a cama. Se esses horários estiverem próximos será difícil a criança conseguir dormir à noite.
Em média, uma criança de dois anos dorme 11/12 horas por noite e uma hora e meia a duas horas durante o dia, mas isso não é uma regra rígida.
Certifique-se de que seu filho faz bastante exercício físico. Crianças de dois anos de idade têm muita energia, e se não a queimarem, isso pode interferir no sono mais tarde.
Tenha uma palavra consistente (de preferência uma única palavra) que ela possa associar ao ato de dormir. Exemplos seriam "noite", "caminha" ou "mi-mir". Se seu filho entende o que está acontecendo há uma chance maior de cooperação.
Planeje uma rotina para a criança. Rotinas típicas incluem um banho de banheira, uma mamadeira, contar histórias ou cantar uma canção de ninar.
É bem comum que crianças comecem a enrolar os pais na hora de ir pra cama pedindo "só mais uma história", "só mais uma música", "só mais um beijo"... Tente se antecipar e já imaginar o que seu filho vai pedir e inclua os pedidos na rotina que vocês seguem todo dia

Crie um ambiente tranquilo em casa e diminua as luzes uma hora antes de deitar para permitir que seu filho faça a transição do dia para noite.
Prepare tudo: a cama, a criança e você. Essa é a hora que você muda a fralda, tira qualquer coisa da cama/berço e pega um livro para ler para ele ou ela.
Em vez da leitura, considere cantar a mesma canção toda noite ou repetir o mesmo poema todas as noites como uma dica para estimular o sono. Isso racionalizará a rotina para torná-la sempre a mesma e não ter que ler um longo livro toda a noite.
Ensine seus filhos a permanecer na cama e deitar calmamente. Você pode praticar isso durante o dia.
Você também pode tentar esfregar suas costas. Muitas crianças acham o toque muito calmante e reconfortante.
Crianças muitas vezes fazem um drama para dormir porque querem ficar com os pais e este, muitas vezes, é o único momento para isso.
Evite  brincadeiras agitadas antes de dormir, isso também dificultar/afastar o sono.
Escolha um bichinho, ou uma fraldinha, ou algo que a criança goste para que ela use sempre quando for dormir. Isso ajudará a fazer-lhe companhia.
Coloque  um móbile  (se possível com alguma música) para ela sempre olhar e observar o movimento antes de dormir.
Uma luzinha de algum abajur acesso para que ilumine um pouco o quarto também ajuda muito.
Conte uma estória e diga que ela irá dormir pois está na hora. Deixe a porta encostada para que ela não se sinta tão separada do resto da casa. Saia do quarto e se ela chamar de novo, volte, cubra-a e diga que está na hora de dormir. Se ela chamar, de novo, volte, cubra-a e não olhe para ela e nem diga nada. Nas vezes seguintes, faça o mesmo e repita isso quantas vezes for necessário. Mesmo que ela diga algo como: quero água, conte estória, etc…. não diga nada, pois trata-se apenas de um “gancho” para conseguir estender essa hora. Algumas mães fazem isso mais de dez vezes, mas apenas no primeiro dia. Mesmo que ela chore ou saia da cama, leve-a de volta e repita todo o processo, mas sempre sem olhar ou falar com ela. Todo esse processo depende muito mais de sua persistência.


Práticas que algumas Mamães executam:

"Antes de colocar a bebê na cama, eu já começo a deixá-la tranquila. Dou banho para relaxar, vou para a sala, ponho uma música de ninar e leio uma historinha. Daí diminuo a luz e ofereço a mamadeira. Pego, então, a boneca da naninha e ela entende que é hora de dormir. Ela dá tchau para os brinquedos, eu a coloco no berço e saio do quarto."

"Ela fica quietinha quando faço carinho na testa dela. Deslizo o indicador suavemente e repetidas vezes entre as sobrancelhas, do meio da testa até a ponta do nariz. Passar os dedos em movimentos circulares pela cabecinha ou fazer massagem com o polegar e o indicador no lóbulo das orelhinhas dela também ajuda a acalmá-la."
"Sou budista e percebi que minha filha gosta de me ouvir quando faço as orações ou recito mantras. Assim, se ela está mais agitada, pego no colo e repito muitas vezes o mantra da compaixão: "om mani päme hum" ou escolho outro. Isso traz uma sensação de paz não só para ela mas para mim também."

"Ela é uma criança agitada. Se ela começa a fazer manha demais ou está muito ansiosa,
principalmente à noite, não adianta tentar brincar, ler historinhas ou conversar. Nós duas ficamos mais nervosas. Eu a coloco no carro e saio para dar umas voltas. Escolho uma música clássica suave e fico calada. Algumas rodadas no quarteirão são suficientes para que ela se aquiete e, em seguida, adormeça. Deixar a casa por alguns minutos ajuda a romper o stress tanto dela quanto meu."
"Após o banho faço Shantala, uma massagem especial para relaxar os bebês que aprendi durante a gravidez. Passo um óleo calmante, que ajuda a dormir, e vou percorrendo todo o corpo dele com movimentos suaves. A massagem no peito, por exemplo, melhora a respiração. Além de fazer bem para o bebê, é um contato muito prazeroso entre mãe e filho."
 
Gostaria que vocês postassem comentários
 
 aqui no nosso blog, este também é um canal
 
 de trocas, quero aprender com vocês
 
também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.