Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quinta-feira, 31 de julho de 2014

O que são doulas?


Gurias antes de começar a escrever este post deixo claro aqui a minha opinião, SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE PARTO QUE OFEREÇA RISCO A MÃE E FILHO, acho que a nossa vontade em ter o parto desta ou daquela maneira jamais deve ser maior do que a segurança em manter  a saúde e a vida de ambos. Partos somente em hospitais e clinicas especializadas, com suporte adequado para qualquer tipo de emergência que possa acontecer durante o parto.
O que são Doulas ?

Até eu ficar grávida eu também desconhecia o que é uma doula. Foi durante as aulas de pilates que a minha professora Isadora Cardoso, que é irmã da doula  Isane Cardoso Davila , começou a me falar sobre elas.
A palavra DOULA vem do grego “MULHER QUE SERVE”.
As doulas aperceram no Brasil nos últimos anos, mas já são usadas há muito tempo no mundo todo. Hoje em dia doulas são as acompanhantes de parto, mulheres que dão apoio afetivo, físico, emocional e de conhecimento para as gestantes, assim dando a elas maior confiança. Antes, durante e depois do parto.
No antes a doula ajuda os pais explicando a eles sobre os diversos tipos de parto,  prepara a mãe com exercícios físicos e de respiração que ajudarão no momento do nascimento do bebê.
Durante o trabalho de parto a doula acompanha a gestante lhe auxiliando e acalmando, com massagens, ajudando a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, executando exercícios de respiração com a gestante, executa medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.
Alguns hospitais que utilizam o parto humanizado oferecem serviço de doula, a doula é contratada ou voluntária. Neste modo a doula não conhece a mãe previamente, mas pode ser de grande ajuda já que a equipe da enfermagem pode apenas oferecer poucos minutos a cada mulher.

A doula não substitui o acompanhante. Ela dá suporte e orienta o acompanhante a oferecer apoio e conforto à mulher, mostrando como ser útil e não ficar perdido na assistência a mulher. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora da expulsão, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um suporte físico.
No parto cesárea a doula também pode participar dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar durante a cirurgia.
Depois do parto a doula oferece assistência e apoio em relação aos cuidados pós parto, à amamentação e cuidados com o bebê.
Não é função da Doula realizar qualquer procedimento médico, administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê. Ela oferece segurança, tranqüilidade e conhecimento para um parto seguro e não substitui nenhum profissional envolvido na assistência ao parto.
Doula não é uma profissão, é considerada uma ocupação reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.
Em Porto Alegre existem grupos de doulas que fazem encontros, neles é possível contratar uma profissional. Entretanto os especialistas alertam que é preciso cuidado: "É importante saber se a doula tem um curso de capacitação para isso. Procure saber da capacitação e dos partos que ela acompanhou”. Muito mais do que um contrato, é uma relação de amizade e confiança.
Pesquisas mostram que o parto em que uma doula está presente tende a ser mais rápido e necessitar de menos intervenções médicas.
Algumas vantagens em se ter uma doula na hora do parto:
· Diminui insegurança da mãe, ocasionando um maior autocontrole e menos dor
· Reduz do risco da depressão pós-parto
· Sucesso na amamentação
· Maior auto estima da mamãe
· Maior satisfação com relação ao parto
· Alta mais rápida do bebê
· Diminui as taxas de cesárea em 50%
· Diminui a duração do trabalho de parto em 20%
· Diminui o uso da Ocitocina (indução de parto) em 40%
· Diminui os pedidos de anestesia em 60%
· Diminui o tempo de internação, possibilitando uma maior rotatividade de leitos.

Para esclarecer, por que é normal que alguém desconheça as diferenças, parto normal e   natural/humanizado não são a mesma coisa. Leia esta matéria e entenda as diferenças: http://bebe.abril.com.br/materia/entenda-o-parto-humanizado
 
 

ENCONTRE UMA DOULA AQUI:
 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Armazenamento do LEITE MATERNO

Oi meninas, fiquei um tempo "off" por que tive problemas com o acesso ao meu blog, mas voltei e aqui estou.
Como já disse a vocês minha filha não é mais uma bebê, mês que vem fará 3 anos, mas tenho contato com algumas "novas mamães" e gestantes e é isso que faz com que eu escolha os assuntos que aqui posto. Ouço algo e penso "bah, eu gostaria de saber mais sobre isso", ou "acho interessante divulgar, deve haver quem não saiba". Gostaria que você postassem comentário e sugestões de posts para poder incluir assuntos que vocês achem interessantes.
Quando a Valentina nasceu graças a Deus eu tive muito leite, ela já saiu da sala de parto mamando... amamentei ela até quase completar 2 anos. Quando voltei a trabalhar ela já estava com cinco meses, já ia para creche, na creche ela tomava mamadeira de leite em pó e graças a Deus meu trabalho era próximo a escola e eu conseguia amamentar ela no período do meu intervalo... Então que conversando com uma amiga que estava em término da licença maternidade falamos sobre como ele faria com a amamentação na volta ao trabalho, levantamos dúvidas e algumas amigas também deram sugestões. Casualmente outra amiga também estava voltando ao trabalho e fazendo o armazenamento do leite, então que fui pedir a ela umas dicas para compartilhar aqui com vocês.
Abaixo a experiência da nossa Mamãe Colaboradora, Leticia Machado, sobre o armazenamento de leite materno:

"A maternidade me trouxe muitos desejos,  mas o principal foi de amamentar a Juliana o maior tempo possível. Junto a isso o desejo de voltar a trabalhar o quanto antes. Como conciliar essas duas vontades?? Sempre pensava que seria impossível tirar leite materno, armazenar e estocar ele. Pesquisei e conversei com diversas pessoas especializadas na área da saúde e amamentação. E, sim, é possível retirar leite e armazená-lo. A primeira coisa que eu fiz foi comprar uma maquina de retirar leite elétrica. É menos dolorida, mais confortável que a manual. É possível alugar este tipo de equipamento,  porém achei melhor comprar pois quero amamentar o maior tempo possível a minha filha.
O leite materno pode ser armazenado congelado por 15 dias no máximo e na geladeira por até 12 horas. Coloco em potinhos de vidro de 100 ml. Essa opção é a melhor quando eu quero deixar com as vovós ou com marido. Assim posso ir trabalhar, ir no super, salão sem ficar preocupada em dar complemento pra ela. Quando fico até quatro horas longe dela meus seios ficam cheios de leite e daí aproveito para levar a maquina comigo e fazer uma retirada.
 
Uma dica: para uma produção maior de leite beba pelo menos 2 litros de água por dia!!! "
(Leticia Machado mãe da Juliana de 3 meses)
 
Aqui algumas dicas que busquei na internet:
-lave bem as mãos antes de iniciar o processo de retirada do leite. Fazer uma leve massagem circular nos seios também ajuda na extração.
-as peças da bomba de extração e o ambiente onde vai armazenar o leite devem ser lavados com detergente e esterilizados.
- para esterilizar ferva por 15 minutos os recipientes e tampas, ou use os esterilizadores de microondas conforme recomendado na embalagem. Deixe o recipiente secar de boca para baixo sobre uma toalha/pano de prato, e só coloque o leite depois que o recipiente estiver frio.
- algumas máquinas ordenhadeiras (este termo é horrível né??? Rsrsrs) já vem com os recipientes para armazenamento, mas você pode armazenar em mamadeiras esterilizadas (desde que tenham a tampa para lacrar) e potes de vidro esterilizados, há também os saquinhos descartáveis específicos para isso (não contém BPA).


 -preferencialmente use potes de vidro para o congelamento.
- você pode acumular no mesmo recipiente leite de extrações variadas, não se preocupe se a quantidade é pouca por vez.
-o leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até 2 horas. Este tempo também vale para a mamada, ou seja, se ele começou a tomar o leite mas não terminou, você pode usá-lo ainda nas próximas 2 horas.
-na geladeira o leite pode ficar por 12 horas, mais que isso só no congelador. Guarde o leite na prateleira bem de cima que é a mais gelada, não coloque os recipientes na porta do refrigerador, e procure não guardá-los próximo a alimentos crus.
-o leite pode ficar congelado por até 15 dias, temperatura abaixo de 10 graus. Não encha o recipiente, deixe 2 cm livres por que o leite vai “inchar”.  Anote em uma etiqueta a data do congelamento... lembrando que se você armazenar junto leite de diversas mamadas você vai manter a data da primeira retirada.
-em bancos de leite o leite armazenado tem a validade de 6 meses, porém lá o leite passa pelo processo de pasteurização.
-sempre que for transportá-lo use uma bolsa térmica ou local adequadamente resfriado.
- descongele o leite em um pote com água morna (pode ser a mesma temperatura do banho). Não aqueça no microondas ou ferva, e nem em banho maria com água fervente para que o leite não perca suas propriedades.
-mesmo congelado o leite materno oferece muito mais propriedades do que as fórmulas em pó.
- depois de descongelado, o leite que não for consumido deve ser desprezado, não pode ser reutilizado.