Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quinta-feira, 31 de julho de 2014

O que são doulas?


Gurias antes de começar a escrever este post deixo claro aqui a minha opinião, SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE PARTO QUE OFEREÇA RISCO A MÃE E FILHO, acho que a nossa vontade em ter o parto desta ou daquela maneira jamais deve ser maior do que a segurança em manter  a saúde e a vida de ambos. Partos somente em hospitais e clinicas especializadas, com suporte adequado para qualquer tipo de emergência que possa acontecer durante o parto.
O que são Doulas ?

Até eu ficar grávida eu também desconhecia o que é uma doula. Foi durante as aulas de pilates que a minha professora Isadora Cardoso, que é irmã da doula  Isane Cardoso Davila , começou a me falar sobre elas.
A palavra DOULA vem do grego “MULHER QUE SERVE”.
As doulas aperceram no Brasil nos últimos anos, mas já são usadas há muito tempo no mundo todo. Hoje em dia doulas são as acompanhantes de parto, mulheres que dão apoio afetivo, físico, emocional e de conhecimento para as gestantes, assim dando a elas maior confiança. Antes, durante e depois do parto.
No antes a doula ajuda os pais explicando a eles sobre os diversos tipos de parto,  prepara a mãe com exercícios físicos e de respiração que ajudarão no momento do nascimento do bebê.
Durante o trabalho de parto a doula acompanha a gestante lhe auxiliando e acalmando, com massagens, ajudando a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, executando exercícios de respiração com a gestante, executa medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.
Alguns hospitais que utilizam o parto humanizado oferecem serviço de doula, a doula é contratada ou voluntária. Neste modo a doula não conhece a mãe previamente, mas pode ser de grande ajuda já que a equipe da enfermagem pode apenas oferecer poucos minutos a cada mulher.

A doula não substitui o acompanhante. Ela dá suporte e orienta o acompanhante a oferecer apoio e conforto à mulher, mostrando como ser útil e não ficar perdido na assistência a mulher. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora da expulsão, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um suporte físico.
No parto cesárea a doula também pode participar dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar durante a cirurgia.
Depois do parto a doula oferece assistência e apoio em relação aos cuidados pós parto, à amamentação e cuidados com o bebê.
Não é função da Doula realizar qualquer procedimento médico, administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê. Ela oferece segurança, tranqüilidade e conhecimento para um parto seguro e não substitui nenhum profissional envolvido na assistência ao parto.
Doula não é uma profissão, é considerada uma ocupação reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.
Em Porto Alegre existem grupos de doulas que fazem encontros, neles é possível contratar uma profissional. Entretanto os especialistas alertam que é preciso cuidado: "É importante saber se a doula tem um curso de capacitação para isso. Procure saber da capacitação e dos partos que ela acompanhou”. Muito mais do que um contrato, é uma relação de amizade e confiança.
Pesquisas mostram que o parto em que uma doula está presente tende a ser mais rápido e necessitar de menos intervenções médicas.
Algumas vantagens em se ter uma doula na hora do parto:
· Diminui insegurança da mãe, ocasionando um maior autocontrole e menos dor
· Reduz do risco da depressão pós-parto
· Sucesso na amamentação
· Maior auto estima da mamãe
· Maior satisfação com relação ao parto
· Alta mais rápida do bebê
· Diminui as taxas de cesárea em 50%
· Diminui a duração do trabalho de parto em 20%
· Diminui o uso da Ocitocina (indução de parto) em 40%
· Diminui os pedidos de anestesia em 60%
· Diminui o tempo de internação, possibilitando uma maior rotatividade de leitos.

Para esclarecer, por que é normal que alguém desconheça as diferenças, parto normal e   natural/humanizado não são a mesma coisa. Leia esta matéria e entenda as diferenças: http://bebe.abril.com.br/materia/entenda-o-parto-humanizado
 
 

ENCONTRE UMA DOULA AQUI:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.