Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Testes obrigatórios ao recém nascido




Cada vez mais amplos, os exames feitos logo após o nascimento do bebê ajudam a detectar precocemente doenças que não costumam apresentar sintomas imediatos, mas comprometem a saúde já nos primeiros meses de vida. Na rotina das maternidades, o recém-nascido passa por exames obrigatórios e outros que não são de praxe em todas as instituições, mas que podem ser solicitados pelos pais.

Teste do pezinho básico
O que diagnostica: fenilcetonúria (deficiência no metabolismo que pode levar ao retardo mental), hipotireoidismo congênito (deficiência na produção de hormônios da tireoide), fibrose cística (doença hereditária que pode gerar acúmulo de muco nos pulmões e no pâncreas, podendo levar à morte), hemoglobinopatias (doenças de sangue, como a anemia falciforme).
Quando deve ser feito: 48 horas após o nascimento
Como é feito: por meio da coleta de sangue do calcanhar (pela praticidade) ou da veia do bebê. Ele precisa ter sido amamentado antes do exame, pois o leite materno deixa problemas metabólicos do organismo mais evidentes.
Disponibilidade: obrigatório
Teste do pezinho ampliado
O que diagnostica: mais de 30 doenças, desde problemas genéticos e metabólicos até doenças infecciosas como a toxoplasmose.
Disponibilidade: não obrigatório e não oferecido pela rede pública de saúde, mas pode ser solicitado na maternidade.




Tipagem sanguínea
O que diagnostica: tipo sanguíneo e fator RH para o caso de emergências médicas
Quando deve ser feito: 48 horas após o nascimento
Como é feito: a coleta pode ser feita do bebê ou até da placenta, mas geralmente é feita da amostra de sangue coletada para o teste do pesinho.
Disponibilidade: obrigatório




Teste da orelhinha
Aceitar que seu filho possa ter algum tipo de problema auditivo não é nada fácil, mas diagnosticar o problema o quanto antes faz toda a diferença para proporcionar à criança uma vida normal e feliz.
O que diagnostica: surdez
Quando deve ser feito: ainda na maternidade
Como é feito: o pediatra coloca um aparelho similar a um fone de ouvido na criança ligado a um equipamento que produz estímulos inaudíveis que identificam traços de surdez.
Disponibilidade: obrigatório







Teste do olhinho
O que diagnostica: alterações oculares, como a catarata, que podem levar à cegueira.
Quando deve ser feito: na primeira semana de vida
Como é feito: um feixe de luz é direcionado nos olhos da criança. Se eles forem saudáveis, emitirão uma cor avermelhada e contínua.
Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado. Oferecido pela rede pública, mas realizado obrigatoriamente apenas em algumas cidades.




 Teste do quadril
O que diagnostica: problemas no quadril como encurtamento do membro e osteartrose precoce, que destrói a cartilagem que reveste o osso.
Quando deve ser feito: ainda na maternidade
Como é feito: o pediatra movimenta as pernas e o quadril do bebê com técnicas da chamada Manobra Ortolani. Se perceber algum problema, solicita outros exames.
Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado. Oferecido pela rede pública, mas realizado obrigatoriamente apenas em algumas cidades.

Teste do coraçãozinho
O que diagnostica: doenças cardíacas, como defeitos nas válvulas do coração.
Quando deve ser feito: ainda na maternidade
Como é feito: um aparelho chamado oxímetro é colocado em dois membros do bebê para avaliar a oxigenação do sangue. Se o equipamento apontar diferença entre um e outro a criança pode ter algum problema cardíaco e assim outros exames são solicitados.
Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado. Algumas redes públicas realizam o exame gratuitamente.


ATENÇÃO : todos os testes obrigatórios são realizados gratuitamente pela rede pública de saúde.

Leia também:
http://yahoo.minhavida.com.br/familia/galerias/15241-sete-exames-para-fazer-no-seu-bebe-antes-de-deixar-a-maternidade/#carousel-galeria

ATENÇÃO - Não confundam o teste de Apgar com os testes aí acima. Embora no passado os especialistas tenham chegado a acreditar que sim, o Apgar não prevê problemas fututros de saúde. Uma das teorias sugeria que se a nota de um recém-nascido permanecesse baixa aos cinco minutos de vida, isso indicava probabilidade de ele ter problemas neurológicos. Estudos mais recentes, porém, rejeitam essa teoria.
A vantagem do teste é sua simplicidade: ele é facilmente realizado e mede com rapidez e precisão a saúde de um bebê nos primeiros momentos da vida fora do útero -- nada mais, nada menos.
Ele é rápido, indolor e, certamente, vai tranquilizar você. É bem possível que o médico faça a avaliação do bebê sem que você nem note. Este procedimento passou a ser rotineiro após os partos desde que a anestesiologista Virginia Apgar o desenvolveu, em 1952.
Um minuto após nascer e novamente aos cinco minutos de vida fora do útero, seu bebê será avaliado da seguinte forma:
• Frequência cardíaca
• Respiração
• Tônus muscular
• Reflexos
• Cor da pele
Cada um destes itens recebe uma nota entre 0 e 2 para se chegar a um total geral. Grande parte dos recém-nascidos recebe entre 7 e 10, não requerendo nenhum tratamento imediato, como, por exemplo, auxílio para respirar.

O que quer dizer a nota de cada criança?

Claro que 10 é sempre música para os ouvidos dos pais, mas 8 ou 9 também são ótimas avaliações. Um parto mais complicado ou prematuro e até medicação para dores tomadas pela mãe podem mascarar as notas, não retratando exatamente as condições reais do bebê, mas no geral:
• Avaliação entre 8 e 10 mostra crianças em estado de saúde de ótimo a excelente, que provavelmente não vão precisar de cuidados extras.
• Avaliação entre 5 e 7 indica estado regular e pode haver necessidade de ajuda de aparelhos para respirar. O médico talvez massageie vigorosamente a pele do bebê ou dê a ele um pouco de oxigênio.
• Avaliação abaixo de 5 aponta bebês em condições que exigem auxílio médico especial.
Você pode perguntar ao médico na sala de parto qual foi a nota do seu bebê. Se a primeira não tiver sido muito alta, não se desespere, porque a segunda, depois de cinco minutos, costuma ser maior e mais tranquilizadora, já que a criança se recupera rápido do estresse do parto. Em caso de dúvidas, converse com o pediatra.
P.S. ... A VIDA COMO ELA É !!!
A Valentina teve nota 8 no primeiro teste de Apgar
Com exceção do teste do pézinho, lá no HU foram feitos os testes obrigatórios de tipagem, orelhinha e olhinho... o teste do quadril foi feito pq eu perguntei.
O Teste do Pesinho ela fez no posto de saúde mais próximo da nossa casa... não lembro exatamente por que não foi feito no hospital, acho que foi por que ela nasceu em um final de semana e ai alguns tipos de serviço não funcionam... Aqui abaixo fotinhos dela fazendo o teste, foi também a primeira vez que ela saiu de casa depois que tivemos alta hospitalar. Neste mesmo dia ela furou a orelha.

2 comentários:

  1. exemplo: tenho uma filha com 4 meses, ainda não fez o teste do pezinho posso fazer é eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teste do pezinho é realizado GRATUITAMENTE nos postos de saúde , deve ser feito preferencialmente entre o 3º e o 7º dia de vida. Se o exame não puder ser realizado neste período deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, pois esta é a única maneira de descobrir estas doenças a tempo de tratá-las e impedir o aparecimento dessas complicações. Quando realizado após a primeira semana de vida da criança aumentam as chances de que sejam registrados resultados falsos.

      Excluir

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.