Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

domingo, 22 de novembro de 2015

Filmes sobre gravidez e maternidade para você assistir





Se você esta de repouso, com algum tempo disponível, ou o tempo esta colaborando para que você queira fazer uma sessão de cinema e o seu tema será MATERNIDADE, ai vão algumas dicas de filmes com vários tipos de relações e sentimentos envolvendo filhos e maternidade/paternidade:

DE REPENTE PAI - é estrelado por Vince Vaughn no papel do gentil fracassado David Wozniak, cujas doações anônimas para uma clínica de fertilização 20 anos antes resultaram em 533 filhos. Agora, David deve embarcar em uma jornada que o leva a descobrir não apenas seu verdadeiro eu, mas também o pai que ele pode se tornar.

O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTA ESPERANDO - seis casais passam pelos problemas e pelas alegrias da gravidez e do parto. Vic, o líder do grupo de homens que serão pais em breve, ensinando-os o que sabe sobre paternidade. Rosie, que engravida depois de reencontrar um ex-namorado. Brooklyn Decker (Esposa de Mentirinha) será a esposa de um homem mais velho que passa tranquilamente por uma gravidez de gêmeos, para terror de suas amigas. Cameron Diaz (Professora Sem Classe) será uma mulher de 42 anos que tem o próprio programa televisivo de perda de peso.

SOLTEIROS COM FILHOS - O filme gira em torno de um jovem casal que pretende ter filhos, mas tem como melhores amigos um casal que está à beira do divórcio devido à dificuldade de lidar com os próprios filhos. Então, eles decidem ter um filho, mas manter o relacionamento aberto.

AS MÃES DE CHICO XAVIER - Drama, três mães vêem sua realidade se transformar por completo... São elas: Ruth, cujo filho adolescente, enfrenta problemas com drogas; Elisa, que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho, e Lara, professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Essas três mulheres, vivendo momentos distintos de suas vidas, buscam conforto junto a Chico Xavier. E o repórter Karl permanece insistindo em entrevistar o médium, mesmo sem estar preparado para isso...

JUNTOS PELO ACASO - Na comédia romântica, Holly Berenson (Katherine Heigl) é uma banqueteira de sucesso e Eric Messer (Josh Duhamel) é um promissor coordenador de esportes. Após um primeiro encontro desastroso, a única coisa que compartilham é a antipatia que têm um pelo outro e o amor pela afilhada, Sophie (Alexis Clagett). Quando ambos se tornam a única família de Sophie, vêem-se obrigados a colocar suas diferenças de lado. Tentando equilibrar suas ambições profissionais e eventos sociais concorrentes, eles terão que encontrar sentimentos em comum para conseguir viver sob o mesmo teto.

COINCIDÊNCIAS DO AMOR - Kassie (Jennifer Aniston) é uma mulher madura e bem sucedida que sempre sonhou em ser mãe mas, infelizmente, o homem certo ainda não cruzou o seu caminho. A vida segue até que ela, enfim, decide fazer uma produção independente. Seu melhor amigo, Wally (Jason Bateman), é extremamente neurótico e não concorda com a escolha de Kassie, mas por gostar dela demais opta por não atrapalhar seus planos. Mas nem tudo nesta gravidez ocorre como planejado e as surpresas só estão começando a aparecer.

BEBÊ A BORDO -  Comédia,  Angela (Heather Graham) e Curtis (Jerry O'Connell) têm tudo: um relacionamento apaixonado, uma bela casa e carreiras de sucesso... até que uma inesperada gravidez os coloca numa montanha-russa de nove meses. Agora eles precisam lidar com ciúme e suspeita, com a chefe mandona de Angela e ainda todo o drama causado por um "feliz" casal de amigos Danny e Sylvie . Tudo isso só podia resultar numa divertidíssima guerra de sexos.

MEU TRABALHO É UM PARTO -  Thea é uma jovem assistente que trabalha em uma editora em Los Angeles. Quando o terrível chefe a ameaça de demissão, ela entra em pânico e acaba dizendo que está grávida. Essa jogada não só ajuda Thea a manter seu trabalho, como também faz com que ela chame mais atenção dos colegas e seja promovida. Manter seu segredo não será fácil, mas não contar a verdade também é uma grande tentação.

PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA - Claireece Jones Precious sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: "Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã". Uma história intensa de adversidade e esperança.

LIGEIRAMENTE GRÁVIDOS - Comédia divertidíssima do mesmo autor de O Virgem de 40 Anos, o filme conta a história de Alison e Ben, um casal diferente de todos e uma situação não muito incomum entre os jovens. Para comemorar a promoção no jornal em que trabalha, Alison Scott (Katherine Heigl) decide sair para dançar. Na balada, ela conhece o embriagado Ben Stone (Seth Rogen), que, entre danças e piadas, fica com ela por uma noite. Oito semanas depois, Ben recebe a inesperada ligação de Alison, marcando um encontro no qual revela a gravidez. A partir dessa inesperada situação, os dois terão que decidir sobre a vida de criança e suportar a estranha tarefa de se conhecerem, agora de cara limpa.

EM BOA COMPANHIA -  Dan Foreman (Dennis Quaid) tem 51 anos, é chefe de vendas de publicidade da revista semanal Sports America, e leva uma vida, em geral, boa.Eis que surge Carter Duryea (Topher Grace), um jovem e audacioso publicitário de 26 anos que assume o cargo de Dan quando a Sports America é adquirida pela multinacional Globecom.Em casa, a vida destes dois homens passa por uma certa turbulência. Dan tem duas filhas, Alex (Scarlett Johanson) com 18 anos e Jana com 16, e acaba de saber da inesperada gravidez de sua esposa. Entre gastos com faculdade, hipoteca e um novo bebê, precisa manter seu emprego na multinacional. Já para Carter, sua promoção coincide com o final de seu casamento de sete meses.Quando o destino une Carter e Alex e eles começam um romance esta criado o ambiente perfeito para as situações mais engraçadas. O mais divertido disto tudo é ver o que estes dois homens são capazes de fazer para continuar em uma boa compania.

A VOZ DO CORAÇÃO - , Novalee Nation (Natalie Portman), 17 anos e grávida, nunca teve uma família de verdade. O mais próximo que já esteve de uma família foi com seu namorado egoísta, Willy Jack (Dylan Bruno), com que está viajando rumo a Califórnia. Quando chegam em Oklahoma eles fazem uma parada para ir ao banheiro e, quando Novalee retorna, não encontra mais Willy, que havia se mandado. Sozinha e sem dinheiro algum, Novalee ronda uma loja da Wal-Mart que estava por perto, surrupiando comida e suprimentos de suas prateleiras. Até que ela entra em trabalho de parto em plena loja e dá a luz a uma criança ali mesmo, tornando-se ambas personalidades instantâneas. Agora, Novalee conhece novos amigos e passa a fazer parte de uma não-convencional família, que irá ajudá-la a se transformar de uma adolescente sem-teto para uma forte mulher de sucesso.

NOVE MESES - O protagonista é Samuel Faulkner (Hugh Grant), um psiquiatra infantil. Quando o filme começa, tudo vai bem na vida do médico que vive há cinco anos com a bela Rebecca (Julianne Moore). Feito pombinhos, eles vivem numa bela casa em San Francisco e saem da cidade em romântico fim de semana. Um dia chega a notícia: Rebecca está grávida e os nove meses seguintes na vida de Samuel nunca mais serão os mesmos. Pra começar, ele não quer o bebê e até suspeita de que Rebecca engravidou de propósito.

JÚNIOR - Comédia, Dois pesquisadores, o grandalhão Dr. Hasse (Arnold Schwarzenegger) e o pequeno e malandro Dr. Arbogast (Danny DeVito), desenvolvem uma droga para auxiliar a gravidez. Impedidos de continuar o projeto, a dupla rouba um óvulo e o implanta na barriga do Dr. Hasse. E assim passam a testar a droga, a partir das reações do grandalhão durante os 9 meses de gestação.

OLHA QUEM ESTA FALANDO (I) - Mollie é uma mãe solteira à procura de um namorado sério e confiável, que possa servir como um bom pai para bebê. Ela tem dois pretendentes: Albert, o pai biológico, mas já casado, e James, um motorista de Táxi. Enquanto ela decide seu futuro, seu filho também possui opiniões bem fortes sobre o seu futuro papai.
OLHA QUEM ESTA FALANDO TAMBÉM (II) - Comédia, Mikey (Lorne Sussman) consegue fazer com que sua mãe (Kirstie Alley) se case com James Ubriacco (John Travolta), o motorista de táxi boa praça que luta para sustentar sua família. Ele ainda quer se tornar um piloto de linha aérea, mas enquanto isso continua dirigindo um táxi. Molly Ubriacco, sua esposa, também trabalha arduamente como contadora. A tensão é refletida no casamento deles, mas Molly fica grávida e dá à luz a uma filha, Julie. Quando Julie chega em casa, Mikey tem que aceitar a nova irmã, uma menina tão endiabrada e que pensa tão alto quanto ele.
OLHA QUEM ESTA FALANDO AGORA (III) - Perto do Natal Mollie Ubriacco (Kirstie Alley) é despedida, mas em compensação James Ubriacco (John Travolta) consegue emprego como piloto do avião particular de Samantha D'Bonne (Lysette Anthony), uma empresária muito rica que também está interessada em James, que sem desconfiar trabalha em dobro para impressioná-la. Paralelamente os Ubriacco adotam dois cachorros: o primeiro é Rocks, uma cão de rua que estava prestes a ser sacrificado, e o outro é Daphne, uma poodle esnobe, que foi dada de presente por Samantha. Esta por sua vez fez um plano para ficar sozinha com James na véspera de Natal em uma cabana nas montanhas, onde pretende seduzi-lo.


JUNO -  Filme conta a história da personagem Juno MacGuff, que é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker, um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de idéia. Junto com sua amiga Leah, ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa e Mark, um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho. 

MINHAS MÃES E MEU PAI -  Homossexual assumida, a diretora Lisa Cholodenko se inspirou na própria experiência da busca de um doador de sêmem para criar o casal formado por Julianne Moore e Annette Bening. Na trama, elas estão juntas há duas décadas e são mães de dois adolescentes. A família pouco convencional ganha um quinto e inesperado integrante quando os filhos decidem procurar o pai biológico, e Mark Ruffalo está um charme como esse sujeito viril e deliciosamente juvenil. Não há nada de excepcional ou profundo na abordagem dos conflitos e dos ajustes que cada um deles terá pela frente ao lidar com a nova situação. Mas é justamente essa leveza e naturalidade que autentica o filme e o torna um programa agradável. Nem mesmo o fato de se tratar de uma relação lésbica deve restringir o público, pois a cineasta quer é falar de casamento, das alegrias e dificuldades que fazem parte de todos eles. Agora, Julianne e Annette são um arraso em cena. Uma um bocadinho mais feminina que a outra e com intimidade e sintonia de fazer inveja a muitos casais heteros. 

FILHOS DA ESPERANÇA - Num futuro apocalíptico a humanidade está estéril e o cidadão mais jovem do mundo acaba de morrer aos 18 anos. quando surge uma mulher em adiantada gravidez que precisa ser protegida em nome da sobrevivência da espécie.

UMA MÃE PARA MEU BEBÊ - Kate Holbrook (Tina Fey) é uma bem-sucedida mulher de negócios que a vida toda dedicou-se ao trabalho. Agora chegou aos 37 anos de idade e passou a sonhar com uma gravidez. O problema é que ela descobre que é infértil. Decida, contrata a jovem Angie Ostrowiski (Amy Poehler) para ser sua "barriga de aluguel". Assim que a moça engravida, Kate começa a decorar o quarto do bebê, ler livros sobre crianças e a pesquisar a melhor escola. Só que um dia Angie aparece na casa de Kate dizendo que não tem onde morar. Cria-se uma guerra de nervos entre as duas, mas também surgem grandes descobertas sobre o sentido real de família.

BABY LOVE (Comme les Autres) - Emmanuel e Philippe são um casal gay perfeito, menos por um detalhe, um quer ser pai e o outro não. Emmanuel acaba criando uma série de confusões para conseguir uma barriga de aluguel, mesmo sem a concordância do companheiro. original, divertido e atual.

UM EVENTO FELIZ -  Muito apaixonados, mas longe da estabilidade financeira e psicológica, um casal resolve ter um filho sem pensar nas mudanças que o nascimento de uma criança podem gerar. O filme Um Evento Feliz conta essa história cheia de surpresas e descobertas. Barbara (Louise Bourgoin) e Nicolas (Pio Marmai) são namorados que vivem apenas um para outro em uma eterna lua de mel. Eles se conheceram em uma locadora, onde engatam uma conversa muito engraçada apenas com títulos de filmes. Depois do flerte, eles começam uma intensa relação que se transforma drasticamente com a gravidez de Bárbara.

NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE - Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é o modelo da mulher moderna, dividindo seu tempo entre os afazeres domésticos como mãe de família e os profissionais, decorrentes de seu trabalho. Ela sofre com a falta de tempo para o marido Richard (Greg Kinnear) e os filhos Emily (Emma Rayne Lily) e Ben (Julius Goldberg/Theodore Goldberg), um problema que aumenta ainda mais quando passa a trabalhar com Jack Abelhammer (Pierce Brosnan) na criação de um fundo.

PLANO B - Zoe (Jennifer Lopez) está cansada de aguardar pelo homem certo. Decidida a ser mãe de qualquer maneira, ela elabora um plano, marca uma consulta e resolve fazer inseminação artificial. Neste mesmo dia conhece Stan (Alex O'Loughlin), que surge como uma possibilidade real de relacionamento. Só que Zoe quer manter o relacionamento no nível da amizade, ao mesmo tempo em que precisa esconder os primeiros sinais da gravidez. Quando enfim revela a verdade, Stan lhe diz que está disposto a encarar a situação.


Veja as listas de filmes completas:
http://cinema10.com.br/tipos/filmes-sobre-gravidez?p=2
http://potencialgestante.com.br/10-filmes-sobre-gravidezmaternidade/
http://www.cinedica.com.br/Lista-De-Filmes-10-Filmes-Sobre-Gravidez-1094.php

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ecografia 3D / 4D

Vim dividir com vocês a minha linda experiência desta semana... a Ecografia 3D. É lindo, de certa maneira é a primeira vez que você vê a carinha do seu bebê. O Miguel não quis se mostrar muito, ficou o tempo todo com o braço na frente do rosto, e a médica também nos explicou que ele já esta de cabeça para baixo e com o rosto virado para dentro do meu abdômen, por isso também a dificuldade de ver o rostinho dele. Mas eu vi, e melhor do que tudo, vi o que sempre desejamos ver, um bebê perfeito!
Na gravidez da Valentina quando fui tentar fazer a Eco 3D já estava com mais de 30 semanas, mãe de primeira viagem não sabia que havia um período exato para fazer, agora fiz com 28 semanas. Daquela vez o médico ecografista me disse que seria em vão fazer o exame, já que este não é coberto pelo plano e teríamos que pagar e com o bebê já maior não é possível ver bem, iríamos vê-la somente em partes. Achei legal a sinceridade dele, podia ter me cobrado e feito de qualquer maneira.
O ideal é que a Eco 3D/4D seja feita entre 26 e 30 semanas, antes disso também é ruim por que a falta de tecido adiposo faz com que os ossos fiquem muito visíveis. Caso sua gravidez seja gemelar o ideal é que realize o exame entre 22 e 28 semanas.
Clinicamente os exames 3D/4D não tem muitos benefícios, eles podem servir para confirmação de anomalias já diagnosticadas anteriormente, como por exemplo o lábio leporino, e também é possível ver claramente o sexo do bebê.
Aqui a imagem de um bebê com lábio leporino

A diferença entre a 3D e a 4D é que a primeira produz imagens estáticas, e a segunda (4D) imagens em movimento, porém com qualidade um pouco inferior.
Este exame não é coberto pelos planos de saúde sem justificativa médica, e o preço varia, na clinica que fomos teríamos que pagar pelo exame 420,00 (com filmagem), com duração de aproximadamente 40 minutos. A eco obstétrica dura em média 15/20 minutos.
Fui nesta clinica, Ecofetal, por indicação de duas amigas que falaram que lá a eco "sempre" é 3D. Na chegada a recepcionista me disse que o meu exame não seria em 3D... me chatiei muito, mas resolvi esperar e ver como seria, caso contrário se não nos satisfizéssemos com o exame faríamos a 3D particular. Ainda bem que não pagamos, primeiro por que o exame foi misto, um pouco 3D um pouco ecografia simples, segundo por que meu bebê não estava bem posicionado e muito menos afim de se exibir pra nós.

Algumas pessoas dizem que suco de laranja ou chocolate podem fazer com que o bebê se mexa no momento do exame, talvez levar um lanchinho na bolsa possa ser uma boa pedida.

Mas fica a dica para quem tiver interesse em fazer, lá na Ecofetal mesmo que o responsável por fazer seu exame faça como ecografia simples no final eles lhe dão uma fotinho em 3D.

P.S.: as imagens postadas aqui foram retiradas do google.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Lapsos de memória na gravidez... MITO OU VERDADE ?



Bom dia meninas, uma vez eu já havia conversado com uma amiga, na época também gestante sobre a "sequela mental" que se abate sobre as grávidas, rimos muito, e depois de lembrarmos de vários episódios ocorridos, e de ouvirmos histórias contadas por outras amigas chegamos a conclusão de que isso é normal.

Mas por que resolvi escrever isso hoje? Talvez muitas não saibam, estou na segunda gestação, 28 semanas a espera do Miguel... neste final de semana que passou houve o casamento de uma querida amiga e eu simplesmente perdi a cerimônia religiosa por que fui a Igreja errada. Se eu li o convite? Li, várias vezes inclusive para confirmar o horário, mas não me apeguei ao detalhe do nome e endereço da Igreja que seria realizado, fui tão no automático de que pessoas que moram naquela cidade habitualmente se casam naquela igreja que terminei chegando toda produzida, inclusive de cílios postiços e vestido de brilhos, para a missa das 20 horas. Eu queria chorar e rir ao mesmo tempo...
Mas por que é normal? Qual a justificativa pra isso? Toda gestante tem?
Tudo que encontrei confirma a tese de que grávidas tem uma diminuição TEMPORÁRIA (graças a Deus!) do seu QI. Dizem  que nosso QI cai uns 30%. E não pense que a culpa é somente dos milhões de pensamentos, dúvidas e angústias que você esta tendo neste momento, a culpa é dos hormônios também. São os hormônios da gravidez, o aumento do hormônio progesterona deixa as mulheres mais lentas, e acredite se quiser o volume das células do cérebro diminuem no terceiro trimestre. Por isso se o seu médico autorizar realize exercícios físicos, eles fazem o sangue circular mais no seu corpo, e por isso no cérebro também. Algumas partes do cérebro diminuem durante a gestação.
O raciocínio fica complicado, os mais simples e lógicos, dispersão, falta de foco, e dificuldade de concentração são os sintomas mais clássicos, e acontecem com todas as mulheres, mesmo quando elas não percebem. Mas calma, é temporário e você voltará ao normal algumas semanas após o parto!

O que pode nos ajudar nesta fase:

  • faça lista de afazeres e coisas que não devem ser esquecidas
  • use agendas, calendário, despertador, celular... para lembrá-la de remédios, consultas...
  • faça exercícios físicos
  • guarde itens usados com frequência sempre no mesmo lugar
  • não se canse demasiadamente, isso pode deixar você mais lenta
  • delegue tarefas, não queria cuidar de tudo sozinha
  • fale em voz alta o que deseja memorizar, isso ajuda

Pra finalizar achei um texto que achei perfeito no blog Macetes de Mãe, leia na íntegra AS MÃES PERDEM A MEMÓRIA POR QUE A NATUREZA É SÁBIA.





sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VACINAS (imunização infantil)




As vacinas são substâncias, como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos, que ao serem introduzidas no organismo de um animal, suscitam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune ou, ao menos mais resistente, a esse agente (e às doenças por ele provocadas).
São geralmente produzidas a partir de agentes patogênicos (vírus ou bactérias), ou ainda de toxinas, previamente enfraquecidos. Ao inserir no organismo esse tipo de substâncias, fazemos com que o corpo combata o agente estimulando a síntese de anticorpos, que protegem o nosso organismo, além de desenvolver a chamada memória imunológica, tornando mais fácil o reconhecimento do agente patogênico em futuras infecções e aumentando a eficiência do sistema imune em combatê-lo. Quando o corpo é atacado por algum agente patogênico não chega a desenvolver a doença porque o organismo encontra-se protegido. (Fonte: //pt.wikipedia.org/wiki/Vacina)
Há poucos meses atrás as clinicas de vacinação estavam lotadas e com filas de espera, algumas cidades com surtos de meningite geraram isso. Muitos questionaram-se sobre a necessidade de algumas vacinas e obrigatoriedade de outras, alguns arriscaram até mesmo a dizer que "era coisa da mídia", "a industria farmacêutica querendo faturar"... mas enfim, quem de nós quer se arriscar e muito menos arriscar o seu filho (a)? Ninguém!
Resolvi pesquisar quais eram as vacinas obrigatórias (estas são disponibilizadas pelo SUS), e o que mais havia de vacinas disponíveis para imunização infantil.

NO QUADRO ABAIXO VOCÊ PODE CONFERIR AS VACINAS, IDADE QUE DEVEM SER ADMINISTRADAS, NÚMERO DE DOSES E QUAIS DELAS SÃO DISPONIBILIZADAS NA REDE PÚBLICA :
Caso não consiga visualizar o calendário clique aqui.

CONTRA QUAIS DOENÇAS IMUNIZA CADA VACINA?
  • BCG ID : previne a tuberculose e a meningite tuberculosa, é aplicada na intraderme (embaixo da pele) preferencialmente no braço direito, é produzida a partir da bactéria viva atenuada.
  • Hepatite B: produzida por técnicas de engenharia genética, administrada intramuscular.
  • DTP/DTPa + Hib (Tetravalente): difteria, tétano, coqueluche e meningite, administrada via intramuscular.
  • Hib: meningite
  • VIP/VOP: poliomielite ou paralisia infantil, produzida através do vírus atenuado, é administrada via oral (gotinhas). 
  • Rotavírus: gastroenterite (diarréia)
  • Pneumocócica conjugada: pneumonia, meningite, otite e sinusite. Produzida através de substância purificada da bactéria causadora da pneumonia.
  • Meningocócica C e A,C,W,Y conjugadas: meningite meningocócica e outras infecções.
  • Influenza: gripe, produzida com o vírus morto, administrada intramuscular. 
  • Febre Amarela: produzida com vírus atenuado, administrada subcutânea (na camada de gordura da pele) .
  • Hepatite A
  • SCR/ Varicela/SCRV (Triplice Viral): sarampo, rubéula e cachumba: produzida através da combinação de vírus vivos atenuados, administrada subcutânea (na camada de gordura da pele).
  • Varicela
  • HPV: papiloma vírus humano (DST que pode causar o câncer do colo do útero)

Entenda a diferença na via de administração das vacinas :





Carteira Nacional de Vacinação (menina/menino)




segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PIOLHOS... como fugir deles!


NÃO SE ASSUSTE SE SÓ DE LER ESTE POST VOCÊ JÁ COMECE  A SE COÇAR, É NORMAL, TODO MUNDO SE COÇA SÓ DE OUVIR FALAR EM PIOLHOS!
Meninas, estou apavorada... Valentina esta em idade escolar, a escola já havia mandado bilhetinhos na agenda, me preocupei e perguntei se só ela havia recebido, ufa, não foi, todos receberam (rsrsrsrs). Mas outro dia ela coçou a cabeça e vi uns "farelinhos" suspeitos, desconfiei que eram lêndeas e então lá fui eu para a minha primeira compra de xampu para piolhos, e para garantir o remedinho via oral também.

Dei o remédio, que é dose única por peso, e fiz rigorosamente o uso do xampu 4 dias seguidos... não sei se eu que estava paranoica e enxerguei coisas na cabeça da criança, mas agora não vejo mais nada de "farelinhos".

As lêndeas são assim, "farelinhos" que ficam grudados nos fios de cabelo, até 01 centímetro acima do couro cabeludo. São ovos do piolho fêmea, cada fêmea coloca até 10 ovos por dia. A temperatura elevada acelera o desenvolvimento das lêndeas, por isso a maior incidência de piolhos é no verão. Os piolhos geralmente tem o tamanho de um grão de gergelim e ficam na nuca ou atrás das orelhas, regiões mais quentes da cabeça. O piolho adulto pode viver até 30 dias, e sobrevive até 24 horas fora do couro cabeludo.

Os piolhos não transmitem doenças, mas algumas crianças podem apresentar anemia devido a infestações repetidas de piolho.

Piolhos não pulam nem voam, são como formigas, só andam.
Por isso pode ser transmitido por proximidade, na escolinha quando os coleguinhas ficam muito juntinhos, no uso compartilhado de pentes e escovas de cabelo, prendedores de cabelo, em travesseiros, capacetes e bonés compartilhados.

 Piolhos não são sinônimo de falta de higiene, os piolhos gostam tanto de cabelos limpos como cabelos sujos.
Independente de renda, sexo ou idade, qualquer pessoa pode pegar piolho.


 Há uma incidência maior de piolhos nas meninas, talvez por que tenham mais contato cabelo/cabelo, e também por que o cabelo comprido pode deixar o ambiente mais quente e adequado ao desenvolvimento deles. Piolhos são mais frequentes em crianças entre 02 e 12 anos.

  Como livrar-se dos piolhos:

- lave os cabelos com xampu contra piolhos.
- usar diariamente o pente fino, da raíz até a ponta dos cabelos. Passar creme de pentear pode facilitar o uso do pente fino, e cobrir as costas da criança com um pano branco ajuda a identificar a queda de piolhos.
- para retirar as lêndeas faça uma mistura de aguá morna e vinagre (na mesma proporção) e passe com algodão nos fios de cabelo, da raíz até as pontas, esta receita é sem contra-indicações. Também pode ser feita a mistura e aplicada nos cabelos, deixando-a agir por 30 minutos coberta com um a touca de banho.
- repetir diariamente esta rotina enquanto houver insfestação.
- usar semanalmente o xampu contra piolhos para prevenção de nova infestação.
- existem alguns comprimidos para serem administrados via oral, mas é adequado que o pediatra do seu filho seja consultado antes da administração do mesmo. Estes remédios matam os piolhos, mas não as lêndeas, então o processo seguido deve ser o mesmo.
- lavar todos os objetos que tenham tido contato com o cabelo infestado... roupas de cama, bonés...

 É importante nunca aplicar produtos desconhecidos, tóxicos ou inflamáveis na cabeça da criança, porque eles são absorvidos pelo couro cabeludo, e podem causar acidentes ou intoxicações devido ao cheiro.