Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ecografia 3D / 4D

Vim dividir com vocês a minha linda experiência desta semana... a Ecografia 3D. É lindo, de certa maneira é a primeira vez que você vê a carinha do seu bebê. O Miguel não quis se mostrar muito, ficou o tempo todo com o braço na frente do rosto, e a médica também nos explicou que ele já esta de cabeça para baixo e com o rosto virado para dentro do meu abdômen, por isso também a dificuldade de ver o rostinho dele. Mas eu vi, e melhor do que tudo, vi o que sempre desejamos ver, um bebê perfeito!
Na gravidez da Valentina quando fui tentar fazer a Eco 3D já estava com mais de 30 semanas, mãe de primeira viagem não sabia que havia um período exato para fazer, agora fiz com 28 semanas. Daquela vez o médico ecografista me disse que seria em vão fazer o exame, já que este não é coberto pelo plano e teríamos que pagar e com o bebê já maior não é possível ver bem, iríamos vê-la somente em partes. Achei legal a sinceridade dele, podia ter me cobrado e feito de qualquer maneira.
O ideal é que a Eco 3D/4D seja feita entre 26 e 30 semanas, antes disso também é ruim por que a falta de tecido adiposo faz com que os ossos fiquem muito visíveis. Caso sua gravidez seja gemelar o ideal é que realize o exame entre 22 e 28 semanas.
Clinicamente os exames 3D/4D não tem muitos benefícios, eles podem servir para confirmação de anomalias já diagnosticadas anteriormente, como por exemplo o lábio leporino, e também é possível ver claramente o sexo do bebê.
Aqui a imagem de um bebê com lábio leporino

A diferença entre a 3D e a 4D é que a primeira produz imagens estáticas, e a segunda (4D) imagens em movimento, porém com qualidade um pouco inferior.
Este exame não é coberto pelos planos de saúde sem justificativa médica, e o preço varia, na clinica que fomos teríamos que pagar pelo exame 420,00 (com filmagem), com duração de aproximadamente 40 minutos. A eco obstétrica dura em média 15/20 minutos.
Fui nesta clinica, Ecofetal, por indicação de duas amigas que falaram que lá a eco "sempre" é 3D. Na chegada a recepcionista me disse que o meu exame não seria em 3D... me chatiei muito, mas resolvi esperar e ver como seria, caso contrário se não nos satisfizéssemos com o exame faríamos a 3D particular. Ainda bem que não pagamos, primeiro por que o exame foi misto, um pouco 3D um pouco ecografia simples, segundo por que meu bebê não estava bem posicionado e muito menos afim de se exibir pra nós.

Algumas pessoas dizem que suco de laranja ou chocolate podem fazer com que o bebê se mexa no momento do exame, talvez levar um lanchinho na bolsa possa ser uma boa pedida.

Mas fica a dica para quem tiver interesse em fazer, lá na Ecofetal mesmo que o responsável por fazer seu exame faça como ecografia simples no final eles lhe dão uma fotinho em 3D.

P.S.: as imagens postadas aqui foram retiradas do google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.