Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VACINAS (imunização infantil)




As vacinas são substâncias, como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos, que ao serem introduzidas no organismo de um animal, suscitam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune ou, ao menos mais resistente, a esse agente (e às doenças por ele provocadas).
São geralmente produzidas a partir de agentes patogênicos (vírus ou bactérias), ou ainda de toxinas, previamente enfraquecidos. Ao inserir no organismo esse tipo de substâncias, fazemos com que o corpo combata o agente estimulando a síntese de anticorpos, que protegem o nosso organismo, além de desenvolver a chamada memória imunológica, tornando mais fácil o reconhecimento do agente patogênico em futuras infecções e aumentando a eficiência do sistema imune em combatê-lo. Quando o corpo é atacado por algum agente patogênico não chega a desenvolver a doença porque o organismo encontra-se protegido. (Fonte: //pt.wikipedia.org/wiki/Vacina)
Há poucos meses atrás as clinicas de vacinação estavam lotadas e com filas de espera, algumas cidades com surtos de meningite geraram isso. Muitos questionaram-se sobre a necessidade de algumas vacinas e obrigatoriedade de outras, alguns arriscaram até mesmo a dizer que "era coisa da mídia", "a industria farmacêutica querendo faturar"... mas enfim, quem de nós quer se arriscar e muito menos arriscar o seu filho (a)? Ninguém!
Resolvi pesquisar quais eram as vacinas obrigatórias (estas são disponibilizadas pelo SUS), e o que mais havia de vacinas disponíveis para imunização infantil.

NO QUADRO ABAIXO VOCÊ PODE CONFERIR AS VACINAS, IDADE QUE DEVEM SER ADMINISTRADAS, NÚMERO DE DOSES E QUAIS DELAS SÃO DISPONIBILIZADAS NA REDE PÚBLICA :
Caso não consiga visualizar o calendário clique aqui.

CONTRA QUAIS DOENÇAS IMUNIZA CADA VACINA?
  • BCG ID : previne a tuberculose e a meningite tuberculosa, é aplicada na intraderme (embaixo da pele) preferencialmente no braço direito, é produzida a partir da bactéria viva atenuada.
  • Hepatite B: produzida por técnicas de engenharia genética, administrada intramuscular.
  • DTP/DTPa + Hib (Tetravalente): difteria, tétano, coqueluche e meningite, administrada via intramuscular.
  • Hib: meningite
  • VIP/VOP: poliomielite ou paralisia infantil, produzida através do vírus atenuado, é administrada via oral (gotinhas). 
  • Rotavírus: gastroenterite (diarréia)
  • Pneumocócica conjugada: pneumonia, meningite, otite e sinusite. Produzida através de substância purificada da bactéria causadora da pneumonia.
  • Meningocócica C e A,C,W,Y conjugadas: meningite meningocócica e outras infecções.
  • Influenza: gripe, produzida com o vírus morto, administrada intramuscular. 
  • Febre Amarela: produzida com vírus atenuado, administrada subcutânea (na camada de gordura da pele) .
  • Hepatite A
  • SCR/ Varicela/SCRV (Triplice Viral): sarampo, rubéula e cachumba: produzida através da combinação de vírus vivos atenuados, administrada subcutânea (na camada de gordura da pele).
  • Varicela
  • HPV: papiloma vírus humano (DST que pode causar o câncer do colo do útero)

Entenda a diferença na via de administração das vacinas :





Carteira Nacional de Vacinação (menina/menino)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.