Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Lapsos de memória na gravidez... MITO OU VERDADE ?



Bom dia meninas, uma vez eu já havia conversado com uma amiga, na época também gestante sobre a "sequela mental" que se abate sobre as grávidas, rimos muito, e depois de lembrarmos de vários episódios ocorridos, e de ouvirmos histórias contadas por outras amigas chegamos a conclusão de que isso é normal.

Mas por que resolvi escrever isso hoje? Talvez muitas não saibam, estou na segunda gestação, 28 semanas a espera do Miguel... neste final de semana que passou houve o casamento de uma querida amiga e eu simplesmente perdi a cerimônia religiosa por que fui a Igreja errada. Se eu li o convite? Li, várias vezes inclusive para confirmar o horário, mas não me apeguei ao detalhe do nome e endereço da Igreja que seria realizado, fui tão no automático de que pessoas que moram naquela cidade habitualmente se casam naquela igreja que terminei chegando toda produzida, inclusive de cílios postiços e vestido de brilhos, para a missa das 20 horas. Eu queria chorar e rir ao mesmo tempo...
Mas por que é normal? Qual a justificativa pra isso? Toda gestante tem?
Tudo que encontrei confirma a tese de que grávidas tem uma diminuição TEMPORÁRIA (graças a Deus!) do seu QI. Dizem  que nosso QI cai uns 30%. E não pense que a culpa é somente dos milhões de pensamentos, dúvidas e angústias que você esta tendo neste momento, a culpa é dos hormônios também. São os hormônios da gravidez, o aumento do hormônio progesterona deixa as mulheres mais lentas, e acredite se quiser o volume das células do cérebro diminuem no terceiro trimestre. Por isso se o seu médico autorizar realize exercícios físicos, eles fazem o sangue circular mais no seu corpo, e por isso no cérebro também. Algumas partes do cérebro diminuem durante a gestação.
O raciocínio fica complicado, os mais simples e lógicos, dispersão, falta de foco, e dificuldade de concentração são os sintomas mais clássicos, e acontecem com todas as mulheres, mesmo quando elas não percebem. Mas calma, é temporário e você voltará ao normal algumas semanas após o parto!

O que pode nos ajudar nesta fase:

  • faça lista de afazeres e coisas que não devem ser esquecidas
  • use agendas, calendário, despertador, celular... para lembrá-la de remédios, consultas...
  • faça exercícios físicos
  • guarde itens usados com frequência sempre no mesmo lugar
  • não se canse demasiadamente, isso pode deixar você mais lenta
  • delegue tarefas, não queria cuidar de tudo sozinha
  • fale em voz alta o que deseja memorizar, isso ajuda

Pra finalizar achei um texto que achei perfeito no blog Macetes de Mãe, leia na íntegra AS MÃES PERDEM A MEMÓRIA POR QUE A NATUREZA É SÁBIA.





Um comentário:

  1. Oi, chegando agora aqui!
    Super concordo, a gente fica muito esquecida!

    Bjus

    ResponderExcluir

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.