Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PIOLHOS... como fugir deles!


NÃO SE ASSUSTE SE SÓ DE LER ESTE POST VOCÊ JÁ COMECE  A SE COÇAR, É NORMAL, TODO MUNDO SE COÇA SÓ DE OUVIR FALAR EM PIOLHOS!
Meninas, estou apavorada... Valentina esta em idade escolar, a escola já havia mandado bilhetinhos na agenda, me preocupei e perguntei se só ela havia recebido, ufa, não foi, todos receberam (rsrsrsrs). Mas outro dia ela coçou a cabeça e vi uns "farelinhos" suspeitos, desconfiei que eram lêndeas e então lá fui eu para a minha primeira compra de xampu para piolhos, e para garantir o remedinho via oral também.

Dei o remédio, que é dose única por peso, e fiz rigorosamente o uso do xampu 4 dias seguidos... não sei se eu que estava paranoica e enxerguei coisas na cabeça da criança, mas agora não vejo mais nada de "farelinhos".

As lêndeas são assim, "farelinhos" que ficam grudados nos fios de cabelo, até 01 centímetro acima do couro cabeludo. São ovos do piolho fêmea, cada fêmea coloca até 10 ovos por dia. A temperatura elevada acelera o desenvolvimento das lêndeas, por isso a maior incidência de piolhos é no verão. Os piolhos geralmente tem o tamanho de um grão de gergelim e ficam na nuca ou atrás das orelhas, regiões mais quentes da cabeça. O piolho adulto pode viver até 30 dias, e sobrevive até 24 horas fora do couro cabeludo.

Os piolhos não transmitem doenças, mas algumas crianças podem apresentar anemia devido a infestações repetidas de piolho.

Piolhos não pulam nem voam, são como formigas, só andam.
Por isso pode ser transmitido por proximidade, na escolinha quando os coleguinhas ficam muito juntinhos, no uso compartilhado de pentes e escovas de cabelo, prendedores de cabelo, em travesseiros, capacetes e bonés compartilhados.

 Piolhos não são sinônimo de falta de higiene, os piolhos gostam tanto de cabelos limpos como cabelos sujos.
Independente de renda, sexo ou idade, qualquer pessoa pode pegar piolho.


 Há uma incidência maior de piolhos nas meninas, talvez por que tenham mais contato cabelo/cabelo, e também por que o cabelo comprido pode deixar o ambiente mais quente e adequado ao desenvolvimento deles. Piolhos são mais frequentes em crianças entre 02 e 12 anos.

  Como livrar-se dos piolhos:

- lave os cabelos com xampu contra piolhos.
- usar diariamente o pente fino, da raíz até a ponta dos cabelos. Passar creme de pentear pode facilitar o uso do pente fino, e cobrir as costas da criança com um pano branco ajuda a identificar a queda de piolhos.
- para retirar as lêndeas faça uma mistura de aguá morna e vinagre (na mesma proporção) e passe com algodão nos fios de cabelo, da raíz até as pontas, esta receita é sem contra-indicações. Também pode ser feita a mistura e aplicada nos cabelos, deixando-a agir por 30 minutos coberta com um a touca de banho.
- repetir diariamente esta rotina enquanto houver insfestação.
- usar semanalmente o xampu contra piolhos para prevenção de nova infestação.
- existem alguns comprimidos para serem administrados via oral, mas é adequado que o pediatra do seu filho seja consultado antes da administração do mesmo. Estes remédios matam os piolhos, mas não as lêndeas, então o processo seguido deve ser o mesmo.
- lavar todos os objetos que tenham tido contato com o cabelo infestado... roupas de cama, bonés...

 É importante nunca aplicar produtos desconhecidos, tóxicos ou inflamáveis na cabeça da criança, porque eles são absorvidos pelo couro cabeludo, e podem causar acidentes ou intoxicações devido ao cheiro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.