Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Ácido Fólico (Vitamina B9, Folato)


Bom dia, hoje vim falar um pouquinho do famoso ÁCIDO FÓLICO, ou Vitamina B9, muito conhecido pelas gestantes. Ele também é conhecido como FOLATO ou  METILFOLATO, é uma vitamina do complexo B, entre seus benefícios estão a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, e a formação de hemáceas.





Para as gestantes o uso do folato é importante para o desenvolvimento fetal e para a formação do tubo neural.
O ideal é começar a suplementação um mês antes de iniciar a gestação (comece a tomá-lo assim que você iniciar o "processo" para engravidar) e usá-lo até a 8º semana, é neste período que ocorre a formação do tubo neural. Claro, faça tudo de acordo com a orientação que seu médico/a lhe dará!

Segundo estudos, 40% dos casos de depressão são causados por falta de folato, ele age na produção de serotonina. O folato ainda traz benefícios ao sistema imunológico, a saúde da pele (combate a acne), unhas e cabelo (ajuda no crescimento), a saúde cardiovascular e ao sistema nervoso.
A deficiência de Ácido Fólico pode causar cansaço, falta de ar após esforço, diarréia, má absorção de nutrientes, dor de cabeça e feridas na boca, além de anemia, desenvolvimento lento em crianças, e mal formação do feto em gestantes.
O folato encontra-se nos alimentos de folhas escuras (espinafre, aspargo, brócoli, couve, ervilha, alface e salsa), feijões, cogumelos, vísceras, abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, gema de ovo, frutas cítricas.










No Brasil existe uma lei que determina a adição de ácido fólico na farinha de trigo para reduzir a incidência de anemia, principalmente nas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.