Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Os primeiros 3 meses... INICIANDO a gestação.

Bom dia meninas, resolvi dar uma retornada lá atrás e fazer um post sobre os primeiros três meses de gestação, quando comecei a escrever aqui no blog eu já estava com mais de três meses de gestação, e os 3 primeiros meses de gestação digamos que são "os mais importantes", é onde devemos ter uma série de cuidados e restrições, é o inicio de muitas adaptações, tanto físicas quanto emocionais.
Nos primeiros três meses você esta grávida, mas não parece grávida, muitas pessoas nem sabem da sua gravidez, mas são nestes meses que você se sente mais enjoada e também mais apreensiva.


- Confirme sua gravidez fazendo o exame de sangue, BHCG. Os exames de farmácia hoje em dia são muito precisos, mas até mesmo para iniciar seu pré-natal você precisará de uma exame sanguíneo que comprove sua gravidez. Se preferir, procure um médico e solicite a ele um HCG, ou vá até um laboratório e ai então procure um médico já com o exame em mãos.

- Escolha com quem fará seu pré-natal e marque a primeira consulta, é muito importante ter o acompanhamento adequado. Seu médico irá lhe pedir exames para controle, de sangue, exames de imagem (ecografias), de urina... tudo para saber como esta a sua saúde e a do bebê neste momento e os possíveis cuidados que deverão ter com a sua gestação.

- Estude seu plano de saúde, e saiba tudo sobre a cobertura dos exames e parto, sobre reembolso de valores... será de grande utilidade financeira você estar a par de tudo que seu plano lhe oferece.
-  Inicie o uso do ácido fólico, caso não tenha iniciado antes mesmo de estar gravidar, o ácido fólico reduz o risco de doenças neurológicas no bebê, previne a anemia, estimula o crescimento celular da placenta, estudos dizem que também tem séria importância na redução de pré-eclâmpsia. Ótimo assunto para um novo post hein!
- Faça as imunizações devidas, rubéola e hepatite B, informe-se também sobre a necessidade de você fazer a anti-tetânica. Isso tudo será indicado pelo seu médico, e muito importante meninas, não façam como eu que não guardei a carteirinha de gestação, é importante por causa das vacinas e do desenvolvimento da suas gestações anteriores.
- Neste período (quando completa-se as 12 semanas) deve-se fazer o ultra-som morfológico e a translucência nucal (clique para ver o posto sobre), neste exame são valiadas medidas do bebê que são relacionadas a possíveis síndromes e má-formações.
- Suspenda o uso de analgésicos e anti-térmicos, ou qualquer outro tipo de medicação, use somente os recomendados por seu médico. Gestantes que fazem uso contínuo de medicamentos devem reavaliar as medicações e doses junto ao seu médico.
- Cremes dermatológicos que contenham ácido retinóico não devem ser usados, podem causar malformações. Tudo deve ser revisto com seu médico, os produtos mais "inocentes" (aos nossos olhos), como por exemplo os que contém cânfora, devem ser evitados. Então na dúvida, SEMPRE PEÇA ORIENTAÇÃO AO SEU MÉDICO!
- Evite exposição desnecessária a radiação (exames como raiox e tomografia, ...)
- Fumo e bebida alcoólica devem ser abandonados
- Elimine ou diminua o uso de alimentos que contenham cafeína
- Se você pratica algum esporte avalie com seu médico sua rotina e o esporte que você pratica
- Não coma carnes cruas ou malpassadas, frutas e verduras sempre bem lavadas, o risco de contrair um infecção alimentar na gravidez é muito maior
- Se você tem gatos peça para outra pessoa limpar a caixa de areia, gatos podem transmitir toxoplasmose. Mas atenção, PODEM transmitir, não quer dizer que você deva evitar ou se desfazer do seu gato. Breve teremos um post sobre isso também!
- Cuidado ao ter contato com produtos químicos, principalmente aqueles com cheiros fortes
- E por último pense como vai revelar a gravidez. Algumas pessoas tem receio de revelar a gravidez antes dos 03 meses pelo alto risco de aborto espontâneo que há neste período, por superstição... faça o que seu coração mandar!

Leia também o post sobre os exames de rotina durante o pré-natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.